Destaque Técnica

AULA VIP | RESEISTÊNCIA DA REDE CAN (ENTENDENDO TESTE DA RESISTÊNCIA EQUIVALENTE DA REDE)

por Paulo Costa

O teste da resistência equivalente da Rede quando utilizado o Protocolo CAN é faz parte do diagnóstico da camada física da Rede.

Na Topologia Doutor IE abaixo vemos a rede principal do Corolla 2015 onde um resistor de 120 Ohms se encontra no Painel de Instrumentos e o outro na UCE do Motor.

Neste sistema é possível testar a resistência diretamente no Conector DLC/OBD, pois há a presença de um Módulo Gateway entre o DLC/OBD e a Rede principal.

O valor da resistência global ou equivalente é igual a 60 Ohms, uma vez que o resistores estão associados em paralelo.

CLIQUE NA IMAGEM, ACESSE A PÁGINA DO CURSO E SAIBA MAIS.

Abaixo vemos na apostila do curso de Rede CAN da Carro & Técnica a instrumentação do Ohmímetro para o teste da resistência equivalente/global da Rede diretamente no DLC/OBD.

Atendemos o nosso aluno André Luiz do Mato Grosso (Oficina Garagem Car) em uma aula VIP para remover suas dúvidas sobre esse assunto.

Assista o vídeo e saiba mais.

Você poderá gostar também das seguintes matérias abaixo:

Clique aqui e veja DIAGNÓSTICO GDI | BOMBA DE ALTA PRESSÃO

Clique aqui e veja Pass Thru: Reprogramação E Diagnóstico Remoto De ECUs

Comentários

Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

2 Replies to “AULA VIP | RESEISTÊNCIA DA REDE CAN (ENTENDENDO TESTE DA RESISTÊNCIA EQUIVALENTE DA REDE)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *