Destaque Dicas Técnica

FUNÇÃO MATEMÁTICA OSCILOSCÓPIO | INTERPRETANDO A SOMA DOS CANAIS

por Paulo Costa

Quando a Função Matemática do Osciloscópio for ativada o resultado da soma será sempre uma linha reta? Alguns reparadores ao dar os primeiros passos na utilização do Osciloscópio Automotivo ainda tem essa dúvida. Vejamos nas imagens abaixo…

Na imagem temos o Protocolo CAN. No Canal 1 a CNA H e no Canal 2 a CAN L. O valor da soma dos dois canais quando Dominante é igual a 5 Volts, porém, quando Recessivo o valor sofre uma leve queda, o que é refletido no Canal Matémática e por isso temos um “dente de serra”.

Clique na imagem e conheça o curso no site.
Nos sinais dos TPS 1 e 2, no deslocamento dos cursores, a soma dos dois deverá ser sempre igual a 5 Volts, por isso o Canal Matemática será uma linha reta.

Convido você a assistir o vídeo abaixo, onde explicamos detalhadamente as duas condições.

Você também poderá gostar de FALHA NA REDE CAN: POR ONDE COMEÇAR?

Comentários

Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *