Cursos Destaque Dicas Técnica

MINI CURSO GRATUITO SISTEMA LE-JETRONIC E IGNIÇÃO EZK

por Paulo Costa

O Sistema LE Jetronic da Bosch foi o primeiro sistema de injeção eletrônica a equipar veículos brasileiros, e o primeiro carro a contar com o LE Jetronic foi o Gol Gti no ano de 1989, ou seja, há 24 anos.

Mas não parou por ai. Outras marcas como Fiat, GM e Ford (que à época era parceira da VW com a Joint Venture Autolatina), também utilizaram o LE Jetronic em modelos como Uno 1.6R, Monza EF 500, Monza 2.0, Kadet GSI e Ford Versailles, por exemplo.

Gol GTI, Monza EF 500, Uno 1.6 R e Ford Versailles, estão entre os modelos que saíram com o sistema LE-Jetronic e a Ignição EZK.

O LE-Jetronic é um sistema totalmente analógico e por isso não podem ser utilizados scanners no processo de diagnóstico e com isso, o multímetro, o diagrama elétrico e o conhecimento dos componentes são, para nós técnicos automotivos, as ferramentas disponíveis para diagnosticar falhas no sistema.

Para o controle da ignição, a maioria desses veículos conta com o Sistema de Ignição EZ-K, este sim digital e possuidor de inteligência, e que emite códigos de piscadas para falhas de alguns componentes.

Clique na imagem e conheça os curso disponíveis!

Muitos desses carros raros ainda estão em circulação pelas ruas, com proprietários ávidos por profissionais que conheçam e saibam trabalhar no sistema LE-Jetronic e na Ignição EZK.

Para levar um pouco de conhecimento sobre esse sistema e também trazer à lembrança as raízes da manutenção em sistemas de injeção eletrônica no Brasil, desenvolvemos através de duas Lives um mini curso gratuito sobre os sistemas LE-Jetronic e o EZK, que você pode começar a estudar agora nas duas vídeo aulas abaixo.

Excelente estudo!

CONHEÇA NOSSOS CURSOS AQUI!

Vídeo Aula 1

Vídeo Aula 2

Comentários

Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *