Técnica

Falha na Rede CAN: Citroen C3

Por Paulo Costa

Veículo: Citroen C3 1.5 2015

Problema:

Ícone da Bateria e do Motor acendem simultaneamente no painel de instrumentos. Em seguida, assistência elétrica da direção é desabilitada e depois o sistema de Ar Condicionado. Dependendo das condições, ao desligar o motor, na próxima partida o sistema entrava em Modo Eco e o mesmo não entrava em funcionamento. Falha intermitente.

Análise inicial

Inicialmente as características do problema indicavam um problema no sistema de carga. Esse veículo utiliza Alternador pilotado pela UCM com protocolo de comunicação LIN, então decidimos avaliar o comportamento do mesmo.  Com o canal 1 do Osciloscópio conectado ao conector LIN do Alternador, o canal 2 ligado ao positivo da Bateria e o Scanner selecionado no parâmetro tensão de alimentação da UCM, monitoramos as três informações no momento da falha. Não houve alterações nas informações, o que nos levou a conclusão de que não se tratava de um problema de carga do Alternador ou equilíbrio elétrico.

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Ao acessar a memória de avarias dos sistemas Imobilizador e ABS, foram encontradas as seguintes falhas;

Sistema Imobilizador

Sistema ABS

Um fato que nos chamou a atenção e deu uma pista, foi o do Rasther não comunicar com a UCM (Unidade de  Comando do Motor) no momento em que ocorria a falha.

Ao fazer a primeira avaliação da resistência da Rede CAN em um dos momentos que a falha se apresentou, o valor estava em 148 Ohms, um valor totalmente discrepante uma vez que deveria ser de 60 Ohms, pois, neste veículo existem dos resistores de fim de linha ligados em paralelo na UCM e BSI, porém, entre as duas unidades ficam a UCE do sistema ABS e com isso a possibilidade da mesma ser a causa do problema.

Em um dos momentos que a falha apresentou o valor medido foi o de apenas um resistor. Indicativo de falha.
Valor medido quando o sistema estava em condições regulares.

Testamos isoladamente o valor das resistências de fim de linha da Rede CAN. A da BSI testamos através dos pinos 6 (CAN High) e 14 (CAN Low) do conector de diagnóstico/DLC. A resistência na UCM testamos diretamente no Pinout da mesma entre os pinos 1 e 2. Ambos deram o valor de 123 Ohms, o que é dentro do esperado.

CAN High & Low no momento da falha.

Decidimos fazer a avaliação do chicote elétrico ponto a ponto com apoio do diagrama elétrico fornecido pela Ciclo. Entre BSI/UCE ABS nenhuma anormalidade, porém, no barramento entre a UCE ABS/UCM, com o Ohmímetro instalado no conector da UCE do ABS o valor da resistência estava em 198.7 Ohms, quando deveria ser de 120 Ohms aproximadamente e ao movimentar a tomada referente na UCM a medição chegava a dar circuito aberto, caracterizando uma falha de contato na tomada da UCM.

Valor encontrado medindo a resistênca nos pinos 1 e 2 da UCM através da tomada da UCE ABS.
Tomada defeituosa

Considerações

Os problemas apresentados nos veículos atuais, com diversos sistemas ligados em rede muitas vezes são de difícil solução, pois exigem domínios de várias técnicas de medições com Multímetro, Osciloscópio, Diagrama Elétrico, funcionamento de componentes, lógicas e estratégias de funcionamento dos sistemas, experiência e a calma que os problemas complexos exigem.

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Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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