Destaque Técnica

Osciloscópio: Eletroválvula de Controle da Wastegate

Por Paulo Costa

A Wastegate é um atuador que controla a pressão da Turbina ajustando o fluxo dos gases de escapamento por um By Pass (desvio) na mesma de acordo com o regime de funcionamento, e com isso, através da transferência de rotação para o compressor, gera mais ou menos pressão no circuito de admissão de ar do motor.

Na maior parte da aplicações a Wastegate é pneumática, porém, é cada vez mais comum a aplicação da sua versão eletrônica, comandada por um servo motor e gerenciada através de um potenciômetro presente na mesma.

Wastegate Eletrônica
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Na versão pneumática os turbos modernos utilizam a Eletroválvula de Controle da Wastegate. Esta eletroválvula, que é gerenciada pela Unidade de Comando do Motor/UCM, controla o fluxo da depressão (ou pressão, dependendo da versão), afetando assim o curso de atuação da Wastegate.

A Eletroválvula de Controle da Wastegate (ou eletroválvula de controle de pressão do turbo) é alimentada com tensão de Bateria (via relé) e gerenciada pela UCM através de um sinal de largura de pulso variável (ou PWM), o que permite a variação no regime de pressão do Turbocompressor.

Na imagem abaixo você poderá visualizar no Osciloscópio Automotivo a amplitude do sinal de alimentação no Canal 1 (amarelo, com ajuste de 10V/Divisão), sinal do Sensor MAP no Canal 4 (verde, com ajuste de 5V/Divisão, sinal do Sensor MAF (roxo, com 5V/Divisão) e sinal de controle da Eletroválvula da Wastegate (azul, com 10V/Divisão). A configuração do tempo está em 1 milissegundo/Div.

Funcionamento em Marcha Lenta

Abaixo, motor em aceleração…

Funcionamento em aceleração rápida

Na primeira imagem temos o Ciclo de Trabalho/PWM no regime de marcha lenta do motor. Já na segunda, temos o Duty Cycle (PWM) no momento da aceleração.

Assista o vídeo abaixo e compreenda melhor toda essa estratégia de funcionamento e obtenha também outras informações sobre o Turbocompessor. Se poder, deixe um comentário e, se achou relevante, também compartilhe essa materia.

Saúde & Sucesso!

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Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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