Destaque Técnica

ESTUDO DE CASO | MOTOR DE PARTIDA PILOTADO

por Paulo Costa instagram.com/carroetecnica

Na maior parte dos carros atuais, o Motor de Partida (ou Motor de Arranque) é pilotado pelo Módulo do Motor ou Módulo de Carroceria (BCM, BSI, BC, etc.), e esse recurso traz mais segurança e durabilidade para o componente.

Clique na imagem e conheça o cursos disponíveis!

Em veículos mais antigos (e também modelos mais recentes), o comando para o funcionamento do Motor de Arranque é realizado diretamente do Cilindro de Ignição, sendo necessário apenas que o condutor gire a chave de ignição até o final para que a corrente elétrica do saia do Borne 50 do Comutador de Ignição e chegue até a Chave Magnética do Motor de Partida, para que o mesmo entre em funcionamento.

Sistema Convencional de acionamento do Motor de Arranque.

Nos sistemas que o Motor de Partida é pilotado pela Unidade de Comando do Motor (ou pelo Módulo de Bordo/BCM), o processo de acionamento tem maior complexidade, podendo envolver diversos sinais de entrada e o compartilhamento de informações via Rede CAN.

Componentes envolvidos funcionamento do Motor de Partida do New Ka. Um dos sistemas mais simples.

Caso o mesmo não esteja entrando em funcionamento, é necessário identificar o módulo que pilota o MP e os componentes envolvidos na liberação do seu funcionamento. UC do Motor, Interruptor de Embreagem ou Freio , Alavanca Seletora do Câmbio Automático, BCM, entre outros, podem ser a causa da falta de funcionamento do Motor de Partida.

Motor de Partida e Alternador Inteligente pilotados pelo Módulo de Injeção Eletrônica

No Estudo de Caso do vídeo abaixo, o Motor de Partida do New Ka 2018 1.0 12V não entrava em funcionamento, o que levou o técnico a julgar que o problema estava ligado ao mesmo.

Central Elétrica no Cofre do Motor, onde fica localizado o Rele Principal.
Falha no Chicote.

Convido você a assistir o vídeo até o final para entender o funcionamento e o passo a passo do diagnóstico.

Assista também: Série Diagnóstico Moderno AQUI

Clique na imagem!

Comentários

Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *