Destaque Dicas Técnica

FALHA NA REDE CAN: POR ONDE COMEÇAR?

por paulo costa

Lâmpada do Imobilizador sinalizando falha no mesmo, motor sem funcionar e Scanner sem comunicar com o sistema. Seria uma falha do Imobilizador ou da Rede CAN? Seria uma falha do módulo de Injeção Eletrônica? Por onde começar?

https://www.high-endrolex.com/41

Defeitos como estes estão sendo recorrentes nas oficinas, sobretudo depois da chegada da Rede CAN. A Rede CAN, de forma direta ou indireta, une os sistemas eletroeletrônicos de um veículo e com isso, diversos novos sintomas têm surgido em determinados sistemas, porém, a causa da falha pode estar em outro sistema que faz ou não parte da mesma Rede. Por isso que costumo dizer que a Rede CAN Automotiva mudou a abordagem do técnico automotivo ao iniciar um diagnóstico.

Clique na imagem para conhecer melhor a Super Promoção de Fim de Ano!

Para um diagnóstico seja mais assertivo e o mais rápido possível, é necessário que nós conheçamos, pelo menos na teoria, o princípio de funcionamento dos sistemas envolvidos em uma Rede, além é claro da própria lógica de funcionamento da Rede CAN, seus Protocolos e interpretar a sua Topologia.

Protocolo de Classe A, o LIN é um dos mais utilizados.
Clique na imagem, matricule-se e comece a estudar agora por apenas 12x de R$ 59,16!
Topologia da Rede é a ferramenta que, entre outras coisas, informa ao profissional por onde a informação trafega.
Na apostila do Treinamento conta com o Passo a Passo do diagnóstico.

A falta desses conhecimentos tem levado a perda de tempo e dinheiro, troca de peças desnecessárias, aborrecimentos com cliente e diversos outros prejuízos!

No vídeo abaixo trazemos um caso onde a falta de conhecimento da Rede CAN gerou todos os inconvenientes acima citado. Assista até o final e entenda necessidade de fazer um treinamento de Rede de Comunicação Automotiva e obter conhecimento que tornarão os seus diagnósticos muito mais eficientes.

Se você quer adquirir os conhecimentos e estratégias de diagnóstico de falhas de Rede utilizadas pelos melhores profissionais do mercado, entre em contato: (84) 99681.4750 com o Professor Paulo Costa.

Conheça nossos cursos clicando na imagem abaixo!

Comentários

Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

2 Replies to “FALHA NA REDE CAN: POR ONDE COMEÇAR?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *