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DIAGNÓSTICO GDI | BOMBA DE ALTA PRESSÃO

por paulo costa

Os sistemas de Injeção Direta de Combustível (ou Sistema GDI) dois circuitos de pressão de combustível, sendo um de baixa e outro de alta pressão. O de baixa pressão é eletroeletrônico com bomba intra-tank, que na maioria dos casos é comandada por um módulo escravo que recebe ordens da Unidade de Comando do Motor.

A linha de Alta Pressão, que é abastecida pela linha de Baixa Pressão, possui bomba eletromecânica, que é acionada mecanicamente pelo Comando de Válvulas, porém, a pressão que a mesma gera é determinada pela UCM através da Eletroválvula de Controle da Pressão, também conhecida como Regulador de Pressão Eletrônico.

O Circuito de Alta Pressão é composto pela Bomba com Eletroválvula Reguladora de Pressão, Tubo Rail, Regulador de Pressão e Bicos Injetores. (recorte da apostila do curso de Injeção Direta Carro & Técnica)
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Por ser acionada mecanicamente a Bomba de Alta Pressão está sujeita a problemas como desgaste mecânico (do comando e/ou da haste do seu eixo) provocado pelo tempo ou falha no Sistema de Lubrificação, assim como problemas em suas válvulas e vedações internas. Estes problemas causarão perda de eficiência da Bomba de Alta, comprometendo a pressão de trabalho da linha de alta pressão e/ou a sua estanqueidade.

Acima um modelo da Bomba de Alta Pressão e seus componentes. (recorte da apostila do curso de Injeção Direta Carro & Técnica).
Em destaque no diagrama DOUTOR IE podemos ver os componentes do Circuito de Baixa Pressão que utiliza módulo para controle da pressão sob demanda.
No gráfico acima podemos ver a falta de estanqueidade do Circuito de Alta Pressão no momento do desligamento do motor.

O vídeo abaixo é um Estudo de Caso com detalhes De um diagnóstico realizado em parceria com Marcos da Mineiro Peças e Serviços, localizada em Santa Juliana-MG, que é um dos alunos do nosso Curso Online de Injeção Eletrônica, e foi realizado em um Ford Focus 2015 Duratec Direct Flex GDI, onde o cliente reclamava da dificuldade do motor entrar em funcionamento.

Observação: O vídeo estará disponível neste Sábado 14/01/23 às 15:30h. Acesse o nosso Canal e clique em Receber Notificações para ser lembrado. Até lá!

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Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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