Dicas

Power Latch: Evite Problemas

por Paulo Costa

O Power Latch é um processo que consiste na manutenção da alimentação elétrica do módulo para que dados autoadaptativos e códigos de falha/DTCs sejam armazenados na memória permanente, assim como alguns ajustes sejam realizados visando à próxima partida.

O Power Latch pode levar desde alguns segundos a dezenas de minutos. deverá ser analisado cada caso no momento do diagnóstico.

Esse processo realizado pela Unidade de Comando Eletrônico/ECU passou a ser conhecido a partir do sistema de Injeção Eletrônica Digital, uma vez que era o único sistema com gerenciamento eletrônico digital presente no veículo. Porém, temos ainda no mercado duas marcas que utilizam o Rele de Potência para fazer o processo. Trata-se da Ford e VW (antiga Autolatina), nos modelos que saíram com o sistema EEC – IV (Eletronic Engine Control-IV) da FIC (Ford Industry Corporation).


Nesse sistema, o Rele de Potência possui um circuito eletrônico que temporiza o seu desligamento 15 segundos após o desligamento da ignição. Esse tempo serve também para ajustar o posicionamento do Motor de Passo para a próxima partida, logo, em caso de defeitos no Rele um dos sintomas é a dificuldade de partida.

Na realidade presente, diversos módulos como tecnologia digital distribuídos pelo veículo e que gerenciam desde o grupo de tração (motor, câmbio, freios) até a pressão dos pneus, portas, air bag, sinalização, iluminação, etc. Muitos destes módulos podem contar com o processo de Power Latch (veja nosso vídeo abaixo sobre a BSI), exigindo cuidados por parte do Técnico quando do desligamento da Bateria ou de algum módulo, sob pena de interromper o Power Lacth, o que pode provocar os mais variados defeitos.

Outro ponto muitíssimo importante a ser considerado é a atividade da Rede de Comunicação, pois, informações são transferidas de uma UCE para outro durante o Power Latch, logo, em caso de necessidade de corte de alimentação elétrica de um módulo dever ser observado se a Rede “adormeceu”.


A Rede CAN também participa do Power Latch nos veículos com tecnologias atuais.

Fique atento às tecnologias do futuro, mas procure dominar primeiro as que estão presentes nos veículos da atualidade e que estão, hoje, nas oficinas. Muitos defeitos têm sido causados ou deixados de serem resolvidos por causa da falta de conhecimento dessas tecnologias.

Sucesso!


Informações e técnicas de diagnóstico você aprende no nosso treinamento Diagnóstico da Rede de Comunicação Automotiva e Gerenciamento de Alternadores.

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Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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