Dicas

Sensor ABS: Desvendado o “Mistério”!

Por Paulo Costa

Alguns defeitos dos sensores de velocidade da roda do tipo  Magneto Resistivo podem levar o técnico a a uma conclusão equivocada de falha na UCE do ABS, pois, ao fazer a análise do sinal com o Osciloscópio, não observamos anormalidade com as características periódicas do sinal, porém, no Rasther não tem o valor de velocidade da roda.

No último caso que peguei (em um VW UP), decidi investigar com mais profundidade e cheguei a seguinte conclusão; O aumento da amplitude do sinal é a causa do problema.

Veja figuras abaixo.

Sensor em condições normais

O sensor em condições normais o pico máximo da sua comutação chega a 53,2mv

No sensor defeituoso a amplitude do sinal sobe e o pico máximo do sinal atinge 71.4mv.

Espero que essa informação tenha ajudado e peço que compartilhe se achou relevante.

Sucesso!

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Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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