Técnica

Sonda Lambda: Controle da Resistência/Heater

Por Paulo Costa

O Sensor de Oxigênio ou Sonda Lambda como é popularmente conhecido este sensor, tem como função enviar um sinal elétrico que irá variar na faixa entre 100 e 1000mv e servirá para que a Unidade de Comando do Motor/UCM possa monitorar a mistura ar/combustível/AF, considerando que acima de 450mv será considerada mistura rica e abaixo disso, mistura pobre.

 

Acima, Sondas Lambda de 1 e 2 Fios, as quais não contam com o Heater.

 

O elemento sensor na grande maioria dos casos é feito de Zircônio (Zr), que tem seu momento ótimo de trabalho acima de 300°C. Para que o Zr atinja mais rapidamente seu ponto ótimo de funcionamento o mais rápido possível, as sondas lambdas passaram a trazer consigo um termistor do tipo PTC, que serve como resistência de aquecimento do sensor de oxigênio. Essa mudança fez com que os SO2 passassem a serem conhecidos como Sensor de Oxigênio Aquecido ou Ho2S, do inglês Heated Oxygen Sensor.

 

Sonda Lambda de 3 fios. Os dois fios brancos são relativos ao Heater.

 

No passado recente o PTC era alimentado com a tensão nominal de bateria (12V), onde o negativo/massa era constante, e o positivo através do mesmo Rele que alimenta a Bomba de Combustível (na maioria das configurações).

 

Sonda Lambda de 4 fios do tipo Finger ou Dedal.

 

A função da resistência de aquecimento é muito importante para o perfeito funcionamento da sonda lambda e com essa configuração da alimentação elétrica, além de não permitir que a Unidade de Comando do Motor monitore o Ho2S, traz um maior consumo de corrente elétrica  para o sistema elétrico do veículo, uma vez que a resistência estará constantemente alimentada com corrente contínua constante.

Para solucionar esses problemas, os Ho2S passaram a vir com o controle através de corrente contínua ciclada/pulsante, comando este conhecido tecnicamente como Ciclo de trabalho ou Duty Cycle. Essa configuração também permite que a UCM faça uma estimativa da temperatura do Ho2S.

 

Sonda Lambda Planar. O Heater é conjugado com o elemento sensor

Devido a essa nova forma de controle, novas formas de testar o controle do Heater do So2 também surgiram. O procedimento mais completo é com o osciloscópio, onde o reparador poderá fazer a avaliação da amplitude do sinal, frequência, forma do sinal, etc.

Outra possibilidade e também muito precisa é com um analisador de Ciclo de Trabalho/Duty Cycle, onde o reparador poderá medir a porcentagem do Ciclo Ativo do sinal. Esse recurso poderá ser encontrado em um analisador de motores automotivo, popularmente conhecido como multímetro automotivo. Por último, caso o reparador não disponha dos recursos acima, poderá aplicar o voltímetro e medir a tensão média do sinal, que irá ser próxima a da bateria, logo que o motor for ligado e irá decrescer a medida que o mesmo for atingindo a temperatura operacional.

 

Teste do Ciclo de Trabalho retirado da apostila e-treinamentos automotivos do curso IDEA – Interpretação de Diagramas Elétricos Automotivos.

 

Lembro que tão importante quanto as análises acima citadas, será a medição da resistência de aquecimento. Por se tratar de um Termistor do tipo PTC, na temperatura ambiente o valor lido será menor que o lido com o componente aquecido, pois este tem como característica o aumento da sua resistência quando a temperatura aumenta.

Bom, espero que esse artigo possa ter ajudado a você na compreensão da importância do Heater do Sensor de Oxigênio. Compartilhe com amigos em suas redes sociais! Se desejar mais informações, entre em contato conosco pelo carroetecnica@gmail.com ou pelo Wapp (84) 99681.4750.

Sucesso sempre!

 

Ps.: Assista nosso vídeo a obtenha mais informações sobre o tema

 

 

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Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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