Técnica

Estudo de Caso: BMW 325 I 1993

Por Paulo Costa

 

Sintoma: Cortes bruscos em marcha lenta e nas acelerações

Veículo: BMW 325I 1993

Observação: O caso se deu no ano de 1999, não tínhamos scanner para o veículo nem informações técnicas.

 

Diagnóstico

Observando o comportamento do motor com o veículo ainda parado, verifiquei cortes bruscos no funcionamento ainda em marcha lenta. Ao manter o mesmo em uma faixa de 2.500 rpm, os cortes se mantinham.

Com um analisador de polaridade (caneta), captei o sinal de comando dos injetores um a um e observei que quando ocorria o falhamento estes sinais também paravam de serem enviados.

Fiz o mesmo procedimento em cada uma dos transformadores de ignição/bobinas, e o mesmo ocorria, ou seja, o pulsos dos primários das mesmas também eram suprimidos quando o motor cortava.

 

 

Instalei o manômetro de pressão da linha de combustível e verifiquei que o ponteiro do manômetro oscilava quando a falha ocorria, indicando que a bomba também parava de funcionar.

O fato desses três eventos ocorrerem simultaneamente me levou a suspeitar do CKP/Sensor de Rotação, pois o sinal deste é crucial para o comando dos injetores, bobinas e manutenção do massa para o relé da bomba de combustível, porém, ao testar sua resistência, a mesma estava na média para os valores encontrados para os CKPs Bosch da época e além disso, na partida o mesmo gerava uma tensão alternada coerente (sensor indutivo). Resolvi apostar e solicitar o CKP, que foi importado dos EUA.

 

 

Solução: Sensor de Rotação

 

Comentário

A importância do conhecimento estratégico de um sistema é tão importante quanto o conhecimento dos componentes isolados, pois estes se completam. Em uma época onde a informação e os equipamentos de diagnóstico são tão acessíveis, muitos reparadores dispensam tais conhecimentos, assim como de procurar desenvolver a observação do comportamento do sistema através dos seus próprios sentidos, confiando apenas nos equipamentos. Estes são essenciais, porém, sem o entendimentos de cada parte do sistema, seus componentes e a utilização do raciocínio com base na estratégia de funcionamento do mesmo, confiando apenas em uma parafernália tecnológica não adiantará muita coisa. Pense nisso!

 

Sucesso Sempre!

 

 

 

Comentários

Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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