Técnica

Pilotagem do Eletro Ventilador – Parte 1

Por Paulo Costa

 

No passado, acreditava-se que quanto mais frio o motor funcionasse melhor. Essa teoria há muito foi abandonada, uma vez que quanto mais frio o motor, maior atrito entre as peças móveis do mesmo maior será o desgaste, entre outras coisas, portanto, a função do sistema de arrefecimento é manter o propulsor em temperatura ideal de funcionamento, de acordo com cada projeto.

Para cumprir sua tarefa este sistema conta com um circuito hidráulico (motores refrigerados a “água”) composto por válvula termostática, bomba d’água, mangotes, galerias e o radiador (entre outros), onde será feita a troca de calor do líquido de arrefecimento. O radiador conta com uma ventoinha/ventilador para forçar a circulação do ar através dele.

 

Fonte: toyota-diy.com

 

Existem basicamente três tipos de ventoinha; Viscosa (muito utilizada nos motores Diesel), Eletromagnética (muito pouco utilizada) e a Elétrica, que é mais conhecida como Eletro-ventilador, amplamente utilizada nos motores Ciclo Otto (Gasolina, Álcool, Flex, GNV…) e também em Pick Ups e Utilitários Esportivos (SUVs) Ciclo Diesel. Logo, nos automóveis que utilizam Eletro Ventilador, o Sistema de Arrefecimento é um sistema Eletro Hidráulico.

O modelo com Eletro ventilador, em sua primeira versão, era pilotado/comandado por um Termo Interruptor (com a evolução do sistema de gerenciamento do motor o sistema passou a ser pilotado pela Unidade de Comando do Motor) localizado no Radiador.

Vejamos quais são e a função de cada um dos componentes do sistema.

Eletro Ventilador/Ventoinha

 

 

O Eletro Ventilador/Ventoinha tem a função de forçar a passagem do ar através do Radiador, de fora para dentro do ‘cofre do motor”.

Relé (ou Relê)

 

 

Este componente é pilotado pelo Termo Interruptor (popularmente conhecido como Cebolão) e sua função é enviar a corrente elétrica necessária para o funcionamento do Eletro Ventilador.

Termo Interruptor

 

 

O Interruptor Térmico é o “maestro” do sistema, pois é ele que vai gerenciar a entrada e a saída do Eletro Ventilador, porém, para que o mesmo entre em atividade, o líquido de arrefecimento deverá aquecer o local onde o mesmo está localizado no Radiador.

Fusível

 

 

O Fusível é um componente que tem a função de proteção do sistema elétrico. Em caso de aumento da intensidade de corrente elétrica, haverá o aumento da temperatura no circuito elétrico e o mesmo entrará em fusão.

 

Esta é a composição da parte elétrica do Sistema de Arrefecimento nos modelos com Eletro Ventilador pilotado por Termo Interruptor/Cebolão. Como já citado, este tipo de controle já não é mais utilizado nos automóveis, embora existam milhares deles circulando com este princípio.

 

Imagem da apostila do curso IDEA (Interpretação de Diagramas Elétricos Automotivos.

 

Assista uma de nossas  vídeo aulas do nosso curso Interpretação de Diagramas Elétricos Automotivos-IDEA e compreenda passo-a-passo o funcionamento do modelo de sistema aqui abordado. Se gostar, peço que compartilhe com mais pessoas interessadas no tema. Deixe também um comentário, caso fique alguma dúvida, pois terei satisfação em fazer os devidos esclarecimentos.

 

 

 

Veja também:

Curso IDEA

Solução Arrefecedora 1

Solução Arrefecedora Final

 

 

 

Comentários

Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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