Técnica

Estudo de Caso: Sensor de Detonação

Por paulo costa

Sintoma: Perda excessiva de potência

Veículo: Gol 1.6 ano 1999

Sistema de injeção Eletrônica: IAW 1AVP/ Magneti Marelli

Observação: Não havia falhas gravadas na memória

Sintoma

O veículo tinha perda excessiva de potência, mesmo em pequenos aclives. Segundo o proprietário ele já havia ido algumas vezes a concessionária e feito a reclamação, mas não acharam a causa do problema.

Diagnóstico

Ao fazer um teste drive percebi que ao tentar sair com o carro o comportamento era de motor com ponto de ignição atrasado. Com a avaliação do Avanço de Ignição via scanner, constatei que nas condições de aceleração (saídas e retomadas), o ponto de ignição ficava em torno de -15° (menos quinze graus), ou seja, de fato o ponto de ignição estava sendo atrasado pela UCE e por isso a perda de potência.

Após algumas avaliações no Sensor de Detonação mas sem encontrar anormalidades, em outros testes de rodagem percebi que nas acelerações havia um ruído de alta frequência vindo do motor. De volta a oficina, constatamos que era da parte frontal do motor que vinha o ruído e após removermos a correia Poly V o mesmo cessou.

Tensionador da Poly V: Causa do problema
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Removemos o tensionador da correia Poly V e após lubrificarmos sua mola, montamos todo o conjunto e o ruído não se repetiu mais e o problema foi solucionado.

Lubrificação da mola do tensionador

Comentário

O Sensor de Detonação gera um sinal elétrico de corrente alternada e alta frequência para central sempre que o motor estiver em funcionamento. Se o nível de tensão e a frequência aumentar, a UCE identifica como uma detonação (batida de pino), porém, para a UCE aceitar o acontecimento como uma detonação, o mesmo deve acontecer dentro de uma “janela de tempo” que vai ser entre o comando (chaveamento) da bobina de ignição e o aumento da amplitude e frequência do sinal do sensor de detonação.

Essa “janela de tempo” ou filtro, serve para que se algum componente do motor ou suspensão for a causa da mudança no sinal do sensor de detonação o ponto não seja atrasado indevidamente, o que não estava acontecendo nesse caso e por isso o ruído causado pelo Detonação/KS estava sendo interpretado erroneamente pela UCE.

Sensor de Detonação/Knock Sensor/KS

Após esse primeiro caso, outros chegaram para nós acontecendo em veículos com o sistema IAW 1AVP e motorização AP 1.6, 1.8 e 2.0.

Espero que essa experiência relatada possa ajudar a outros colegas.

Até a próxima!

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Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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