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Motores 16 Válvulas Prestam? P1

Por Paulo Costa

 

Essa é uma pergunta muito comum e muitas vezes é feita já em um tom de certo preconceito ou ironia, pois já é senso comum que o “motores 16 válvulas” não prestam. Meu intuito aqui é colocar luz sobre o assunto e chama-lo a pensar e depois tirar a sua própria conclusão, ou seja, você mesmo achar a resposta.

 

Motores Convencionais

Os motores de concepção básica possuem uma válvula de admissão, que permitirá a entrada da mistura ar/combustível (A/F) e uma válvula de escapamento, que será por onde os gases queimados (ou fumaça) irão ser lançados na atmosfera.

 

Essa concepção de duas válvulas por cilindro é suficiente para um bom enchimento do cilindro (ou boa admissão da mistura) em baixos regimes de funcionamento ou baixas rotações, porém, nas médias e altas rotações não é suficiente para uma rápida admissão da mistura ar/combustível e descarga dos gases queimados, o que irá influenciar diretamente o enchimento do cilindro comprometendo assim a eficiência volumétrica. O resultado será uma menor potência do motor nas medias e altas rotações.

 

Em altas rotações, o tempo de admissão/intake da mistura ar/combustível ( na figura o terceiro tempo), fica comprometido e admite menos mistura, causando assim perda de potência

 

Motores Multivalvulas

Umas das soluções da engenharia para melhorar o enchimento do cilindro em médias e altas rotações foi a inclusão de mais uma válvula de admissão e outra de escapamento, melhorando o fluxo dos gases no cilindro e facilitando seu enchimento em condições críticas de rotação, onde o resultado é uma melhoria considerável na potência do motor.

Os motores multiválvulas ainda podem ter 3 válvulas (2 admissão/1 de escape) e 5 válvulas por cilindro (3 de admissão/2 de escapamento).

 

12 válvulas. Três válvulas por cilindro
16 válvulas é o mais popular multivalvulas, com quatro válvulas por cilindro (motor de 4 cilindros).
20 válvulas. Cinco válvulas por cilindro

 

É importante salientar que os motores multivalvulas (ou 16 válvulas) começaram a ficar populares no Brasil a exatos 20 anos, com o lançamento do Gol 1.o 16 válvulas, porém, essa tecnologia é utilizada a mais de 100 (cem) anos.

 

Má Fama

Mas de onde vem a má fama dos motores multiválvulas? Por quê existe tanto preconceito entre proprietários, (alguns) mecânicos e o mercado automotivo com esses excelentes propulsores e, paradoxalmente, eles continuam sendo utilizados pela indústria automotiva e estão presentes em todas as categorias de veículos de passeio e médios (pick-ups e SUVs)?

 

Leia também a parte 2 aqui!

 

 

 

Comentários

Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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