Atualidades

Falece Tom Tjaarda; Pai do Maverick e FIAT 124 Spider

por fernandosiqueira (*)

 

Tom Tjaarda, designer, nasceu nos Estados Unidos, e faleceu aos 82 anos em Turim (Itália), vítima de câncer

 

 

Morreu Tom Tjaarda, profissional que entrou para a história por desenhar automóveis como Ford Maverick, De Tomaso Pantera e Fiat 124 Spider, entre outros trabalhos para VOLKSWAGEN, Ferrari, Renault e General Motors.

Nascido nos Estados Unidos e de descendência holandesa, Tjaarda faleceu em Turim, na Itália, dia 1º do mês em curso.

Carreira vitoriosa

Formado em arquitetura pela Universidade Michigan, nos Estados Unidos, Tjaarda se mudou para Turim (Itália) e começou a desenhar automóveis na “Ghia”, em 1958.

Três anos depois, fazia trabalhos com a tradicional equipe da “Pininfarina”, onde se dedicou aos projetos da Ferrari 330 GT 2+2, Mercedes 230 SL Pininfarina Coupé e Fiat 124 Pininfarina Spider, com os quais adquiriu fama nos Estados Unidos.

Em 1970, a Ford Motor Company comprou os estúdios italianos Ghia e Vignale, e designou Tjaarda chefe de design. Na fabricante norte-americana, ele desenvolveu a primeira geração do Fiesta, em 1972, e do Maverick, em 1973.

Principais trabalhos de Tom Tjaarda

Fiat 124 Spider (FOTO: Achim Raschika/CC-By-SA-40

 

Chevrolet Corvette Rondine (1963). FOTO: Wikimedia

 

Innocenti 950 S Ghia Spider, 1960. (FOTO: Brian Snelson/Wikimedia)

 

Renault Dauphine, 1960. (FOTO: Berit/Wikimedia

 

 

 

Comentários

Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

2 Replies to “Falece Tom Tjaarda; Pai do Maverick e FIAT 124 Spider

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *