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VW Up! GTI é revelado: 115 cv, e 0 a 100 km/h em 8,8 seg.

por fernandosiqueira (*)

 

Nova versão do uP! faz referência ao primeiro Golf GTI e começa a ser vendida em 2018

A sigla “GTI” estampada nos automóveis Volkswagen sempre foi símbolo de superioridade. Agora, ela também estará grifada no compacto Up! vendido na Europa. A Volkswagen AG mostrou recentemente o que decidiu nominar “Up! GTI Concept”, uma das atrações do Wörthersee, evento anual de entusiastas da Volkswagen, que bem poderia ser adotado em nosso País, pois é uma grande festa.

 

O “Concept” no nome é para conter a ansiedade das pessoas. A VW garantiu que o Up! GTI entrará em produção com pouquíssimas alterações no início do próximo ano.

 

Traseira tem spoiler, friso vermelho na base da tampa e para-choques distinto (Divulgação/Volkswagen)

 

O propulsor é o 1.0 TSI de 3 cilindros com turbo e injeção direta, numa configuração que entrega 115 cavalos de potência a 5.000 rpm e 20,4 mkgf a 2.000 rpm. São 10 cavalos adicionais em relação ao Up! TSI vendido em nosso País, mas o torque é quase 20% maior que os 16,8 mkgf do motor que equipa o brasileiro, quase o mesmo que o do motor 2.0 do Renault Sandero RS.

No que tange à aparência, ele está mais próximo do 1.0 TSI utilizado no GOLF, com 125 cavalos de potência e exatamente o mesmo torque de 20,4 mkgf. Para equipar o hatch médio, o motor que estreou no Up! havia recebido intercooler, bielas e válvulas diferentes.

A Volkswagen faz questão de dizer que o mais recente GTI é quase um tributo ao primeiro GOLF esportivo da década de 1970. O GOLF GTI Mk1 tinha 810 kg, 110 cavalos de potência e acelerava de 0 a 100 km/h em 9,0 segundos.

O novo Up! GTI é mais pesado (997 quilos) e maior que o clássico. Com câmbio manual de 6 velocidades, o modelo atinge 100 km/h em 8,8 segundos. O Up! TSI brasileiro, com 950 quilos e 105 cavalos de potência, acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos (álcool).

O propulsor ainda ganhou tecnologias também incorporadas no GOLF 1.0 TSI europeu, como função start-stop, sistema de recuperação de energia e um novo filtro para o controle de emissões.

 

Rodas aro 17 são exclusivas

 

Segundo a Volks, haverá carrocerias de duas e quatro portas (divulgação/Volkswagen)

A suspensão (McPherson na frente e eixo de torção na traseira) ganhou mudanças nos braços, amortecedores e molas para uma ação mais esportiva, e acabou rebaixada em 1,5 cm. As rodas escolhidas são aro 17 polegadas, com desenho exclusivo.

Externamente, o Up! ganhou elementos típicos dos GTI, como logos, faixas pretas na base das portas e frisos vermelhos na grade e na tampa do porta-malas. Segundo a Volkswagen, as saias laterais e o spoiler traseiro têm efeito aerodinâmico.

Internamente, volante de base achatada, o clássico tecido xadrez nos bancos e diversos detalhes de acabamento em vermelho, são o charme do compacto.

 

Bancos com o tradicional padrão xadrez

 

O banco tem tecido xadrez, como manda a tradição dos GTI (Divulgação/Volkswagen)

Tudo discreto, como era no primeiro GOLF GTI, e como tem que ser em um automóvel dessa estirpe.

 

(*)Fernando Siqueira é editor do carderno e blog Auto & Motores do jornal Tribuna do Norte

 

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Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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