Destaque Dicas Técnica

SONDA LAMBDA | SINAL COM RUÍDO & CÓDIGO DE FALHA P0130

Por Paulo Costa

Veículo: Renault Sandero 2010

Motor: 1.6 8V

Sistema: Valeo V42

Reclamação: Lâmpada de Injeção Acesa (sem falhas de dirigibilidade)

DTC (Código de Falha): P0130

Particularidades: Sinal ruidoso da Sonda Lambda (semelhante a problemas gerados por falha de combustão). Lâmpada da Injeção acendia, com mais frequência, no momento da partida do motor.

Códigos de Falhas/DTCs referentes a Sonda Lambda podem ser enganosos, e nós precisamos estar atentos a isso no dia a dia da oficina.

A Sonda Lambda necessita de uma temperatura de, aproximadamente, 300° para que a Célula de Nernst possa se tornar condutiva, e assim, gerar o seu sinal adequadamente. Por esse motivo, nós devemos começar o diagnóstico do Sensor de Oxigênio/Sonda Lambda, pelo Resistor de Aquecimento (ou Heater), se certificando do seu valor de resistência, alimentação positiva e sinal de controle PWM (ou aterramento, nos casos de sistemas mais antigos).

Promoção Válida até 30/09/23

No Estudo de Caso que trazemos aqui, uma falha de aplicação da Sonda Lambda gerava o código/DTC P0130 – Falha no Circuito do Sensor de Oxigênio – Sensor 1, Banco I, que remete a uma falha no sinal do sensor, possivelmente causada por Mistura Pobre ou Mistura Rica, falhas no fio do sinal, etc., mas não cita o aquecedor/heater da Sonda Lambda.

Sinal da Sonda Lambda Pré Catalisador, antes do diagnóstico, via Osciloscópio Micsig Tecnomotor
Sinal da Sonda Lambda Pré Catalisador pós substituição da Sonda Lambda
Faça o nosso curso Online de Injeção Eletrônica – do Básico ao Avançado, e aprenda tudo sobre as Sondas Lambdas utilizadas nos veículos brasileiros

Veja o vídeo até o final para saber mais detalhes e entender o passo a passo do diagnóstico.

Comentários

Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *