Técnica

Ajuste de Combustível: Sensor A/F Vs. STFT/LTFT do Grand Vitara

por Paulo Costa

Saiba como funciona a relação entre o Sensor de A/F de Banda Larga, o Ajuste de Curto Prazo/STFT (Short Term Fuel Trim) e o Ajuste de Longo Prazo (Long Term Fuel Trim) do Suzuki Gran Vitara, realizado com o scanner Fcar da Tecnomotor.

Alguns sistemas de controle do motor utilizam o modo de contagem (parte de cima da régua) e outros o de porcentagem do desvio do Ajuste de Combustível. O sistema do Grand Vitara vemos, através do Scanner Fcar, o modo procentagem.

Entender a relação entre estes parâmetros é de suma importância para o profissional, pois evitará diagnósticos equivocados do Sensor de A/F ou mesmo de uma Sonda Lambda convencional, uma vez que o raciocínio é o mesmo para ambos os tipos.

O Sensor de A/F de Banda Larga indica que a relação Ar/Combustível está dentro do ideal quando não há fluxo de corrente elétrica (0 (zero) miliamperes ou muito próximo a esse valor).

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Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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