Acessórios Auto ajuda Carro Técnica

TPMS: Monitoramento Eletrônico da Pressão dos Pneus

Por Paulo Costa

 

O sistema TPMS (Tire Pressure Monitoring Systems) nasceu da constatação (nos EUA) que uma parcela significativa dos acidentes graves com veículos acontece devido à pressão irregular dos pneus, por problemas ocorridos durante o trajeto com o veículo ou a falta de acompanhamento do condutor quanto à condição da pressão dos mesmos.

O TPMS é um sistema monitora a pressão dos pneus de modo individual e, em caso de anormalidade, indica para o condutor que houve uma queda na pressão do(s) pneu(s) através de um ícone (lâmpada) que acenderá no painel de instrumentos.

 

 

O sistema pode ser do tipo Indireto ou Direto. No TPMS Indireto o cálculo e feito através da informação dos sensores do Sistema ABS. Já no TPMS Direto, cada conjunto Roda/Pneu possui um sensor solidário a válvula de enchimento.

 

TPMS Indireto

 

TPMS Direto

 

 

Funcionamento do TPMS Indireto

O TPMS Indireto calcula a pressão dos pneus através da informação dos sensores de velocidade das rodas do sistema ABS (Anti Break System), fazendo a seguinte avaliação:

  • As velocidades de cada roda serão a mesma se os Pneus estiverem com a mesma pressão
  • Se um dos Pneus enviar uma velocidade maior, indica que houve uma queda de pressão no mesmo.

 

Diâmetro menor indica baixa pressão.

 

O TPMS Indireto ixige menos manutenção e tem um custo menor, mas só é possível em veículos que possuam o sistema ABS.

 

Clique na imagem e conheça o VT 46.

A desvantagem é um menor nível de precisão, pois está sujeito a alterações do conjunto Pneu/Roda. Em caso de calibração errada dos quatro pneus, o mesmo não irá detectar o erro.

 

 

TPMS Direto

O modelo direto utiliza um sensor de pressão em cada roda, logo, é possível saber de forma direta a pressão de cada pneu e, em alguns casos, até a temperatura do mesmo. A informação de pressão é enviada através de RF (Rádio Frequência) e cada sensor tem o seu próprio número de série, assim, a UCE consegue identificar cada roda.

 

Foto researchgate.net

 

Comparado com o sistema indireto, o sistema direto tem as desvantagens de ter um custo mais alto, necessita de equipamentos de diagnóstico para fazer a sincronização Sensor/UCE, possibilidade de danos na montagem do pneu na roda, entre outros.

 

Conjunto Vávula de enchimento/Sensor. A bateria tem vida útil prevista para 10 anos. Bateria com problemas, gera DTC para o TPMS e acendimento da “lâmpada” do sistema.

 

O TPMS passou a ficar mais popular no Brasil com a obrigatoriedade do Sistema ABS. Nós reparadores devemos estar atentos ao diâmetro e simetria dos pneus em casos de falhas/DTCs relacionados ao ABS e/ou TPMS.

 

Vídeo Canal Honda

 

Compartilhe se gostou.

 

Sucesso!

 

Comentários

Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *