Destaque Técnica

ESTUDO DE CASO | PERDA DO AF, POTÊNCIA E CONSUMO ALTO

por Paulo Costa
https://www.instagram.com/carroetecnica

Os sistema de injeção eletrônica flexíveis brasileiros dependem diretamente do sinal da Sonda Lambda para a identificação do combustível que está sendo queimado. A exceção são os sistemas que utilizam Sensor de Etanol, como os motores com Injeção Direta/GDI. A partir da informação da Sonda Lambda, a Unidade de Gerenciamento do Motor (central de injeção), irá calcular a Relação Ar/Combustível/A/F (Air Fuel), para que seja aplicado o Tempo de Injeção (TI) adequado para atingir a Mistura Estequiométrica.

Aula Prática Ajuste de Combustível. Curso Online de Injeção Eletrônica – Do Básico ao Avançado.
Aula Prática Sensor de Etanol. Curso Online de Injeção Eletrônica Direta/GDI

Diante da importante função da Sonda Lambda para o cálculo da Relação A/F, caso haja alterações no sinal da mesma onde a Central de Injeção não possa ajustar fazendo compensações no Tempo de Injeção, ela passará trabalhar em Open Loop (circuito Aberto), o que significa que será descartado o sinal da Sonda Lambda. Com isso, a Central adotará o A/F do Álcool (9:1 ou 100% Etanol), que provocará, por consequência, consumo alto, perda de potência e dificuldade de partida, entre outras anomalias.

Diversos problemas poderão causar alterações no sinal enviado pela Sonda Lambda, como entradas falsas de ar, furos no escapamento, falhas no subsistema de alimentação de combustível, falhas nos sensores que medem a carga do motor, etc. Com toda a complexidade e fatores envolvidos, o Técnico Automotivo precisará dominar o funcionamento dos componentes e suas funções, as estratégias de funcionamento e os recursos das ferramentas de diagnóstico, para que possa fazer um diagnóstico assertivo de forma mais rápida possível.

Taxa de Álcool em 96%, Sonda Pré Catalisador (Montante/Up Stream) indicando Mistura Rica e Ajustes de Curto e Longo Prazo negativados.

No Estudo de Caso demonstrado no vídeo abaixo, você verá o passo a passo de um diagnóstico em um GM Tracker 1.8 16V 2015. O cliente reclamava do acendimento esporádico da lâmpada da Injeção Eletrônica e do consumo de combustível alto.

Clique na imagem e conheça nosso curso!

Ao fazer a análise com o Rasther Box, vimos que não havia DTC na Memória de Avarias, porém, ao análisar os parâmetros, vimos que a Taxa de Álcool no Combustível estava em 96,4%. Ao dar partida no motor, a Sonda Lambda Pré Catalisador indicava mistura pobre, fazendo o Ajuste de Curto Prazo desbandar para valores positivos, aumentando o Tempo de Injeção.

Todo o diagnóstico (que foi realizado inteiramente com o Rasther Box) foi realizado em aproximadamente 40min, com o veículo pronto para entrega em pouco mais de 1h.

Aula Prática Sensor MAF Digital. Testes com Frequencímetro e Osciloscópio. Curso Online de Injeção Eletrônica – Do Básico ao Avançado.

Assista ao vídeo desse estudo de caso até o final para saber todo o procedimento executado, com dicas técnicas para o seu dia a dia.

Se gostou, compartilhe essa matéria.

Clique na imagem e conheça a Super Promoção de Fim de Ano!
Clique na imagem e conheça nosso curso!

Comentários

Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *