Técnica

Tecnologias Aplicadas ao Sistema de Arrefecimento

Por Paulo Costa

A cada novo lançamento a mecatrônica avança em todos os sistemas automotivos, exigindo estudo constante dos técnicos. Motor e seus subsistemas, Sistema de Direção, Sistema de Freios e Sistema de Suspenção, entre outros, tem o gerenciamento eletrônico cada vez mais popular entre os diversos modelos e categorias de automóveis.

No motor, os primeiros subsistemas a passar por uma revolução tecnológica foram os de ignição e alimentação de combustível com as suas versões eletrônicas (ignição e injeção eletrônica). Podemos ainda citar o controle eletrônico do coletor de admissão, turbo compressor, comando(s) de válvulas, sistema de lubrificação e sistema de arrefecimento. Este último é que vamos abordar nesse artigo para um breve histórico da sua evolução.

Controle do Eletro Ventilador

A primeira grande mudança no sistema de arrefecimento veio quando o controle o eletroventilador do radiador deixou de ser controlado pelo interruptor térmico (Cebolão) e passou a ser controlado UCM (Unidade de Comando do Motor) a partir da informação do sensor de temperatura da água/ECT.

Diagrama em blocos da versão com controle do eletroventilador através do Interruptor Térmico (Cebolão). Print da vídeo aula do Curso IDEA.
No sistema com controle do eletro ventilador pela Unidade de Comando do Motor, a mesma monitora a temperatura do motor através do sensor de temperatura da água. Ao ser atingida a temperatura programada, a UCM comanda o Relé Auxiliar e este envia a alimentação elétrica necessária para o funcionamento do mesmo.

Outra tecnologia empregada ao controle do eletro ventilador é o gerenciamento do mesmo através de uma unidade eletrônica pilotada pela Unidade de Comando do Motor através de pulsos PWM (Também conhecido por Duty Cycle ou Ciclo de Trabalho). Esse processo permite o controle da ventoinha do radiador (ou eletro ventilador) com menor consumo de corrente elétrica, além de poder variar a potência do componente de acordo com a necessidade de arrefecimento, não apenas em duas velocidades como os sistemas com resistência elétrica aplicada em série no circuito entre o relé e a ventoinha.

Controle por Ciclo de Trabalho (PWM/Duty) permite variar a tensão de alimentação do eletro ventilador, e assim, variar a sua potência.
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Válvula Termostática Eletrônica

A evolução dos sistemas flexíveis juntamente com a evolução tecnológica do controle do motor trouxe mais uma inovação para o sistema de arrefecimento que foi o controle eletrônico da válvula termostática. Através de um atuador térmico controlado por pulsos PWM, a UCM pode determinar a abertura da válvula termostática baseada na relação A/F e temperatura do motor.

Um Atuador Térmico (PTC) é controlado pela ECM/UCM para que a válvula termostática abra mais cedo quando o motor estiver funcionando com Gasolina.

Sistema de Duplo Circuito

Os motores três cilindros trouxeram o sistema de arrefecimento de duplo estágio e circulação pelo coletor de escape. Essa tecnologia contempla dos fluxos diferentes do líquido de arrefecimento através de duas válvulas termostáticas e permite “represar” o líquido presente no bloco do motor. Esse sistema provoca um aquecimento mais rápido, e assim, diminui o atrito na fase fria, tão prejudicial e que compromete a vida útil do motor, além de melhorar o desempenho, consumo e diminuir as emissões de poluentes.

Ilustração do jornal Notícias da Oficina

Ilustração do revista Notícias da Oficina

Bomba D’água Elétrica

O mais recente salto no gerenciamento da temperatura do motor são as bombas d’água elétricas com controle eletrônico ou bomba d’água comutável. Estas são pilotadas pela UCM de acordo com a demanda de arrefecimento. Podem ser controladas por pulsos PWM/Duty Cycle ou por acoplamento da polia. A bomba d’água comutável permite ter os resultados das tecnologias antecessoras de uma forma mais simples e precisa.

Além de poder se usada nos motores de combustão interna, a bomba d’água controlada eletronicamente também é utilizada nos veículos Híbridos e Elétricos (EV).

Bombas d’água elétricas da INA. Potência de bombeamento de acordo com a demanda. Leia mais AQUI

Que fiquemos atentos às novas tecnologias e busquemos ficar aptos para as manutenções e reparações quando estas se apresentarem a nós.

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Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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