Técnica

Dica: Honda Fit Com Falha de Aterramento

por paulo costa

Veículo: Honda FIt

Motor: 1.4

Ano: 2004

Problema: Motor dar partida, mas não entra em funcionamento
O problema que iremos relatar foi resolvido através de um suporte dado por nós ao reparador Ademir Brito, amigo de longa data que possui oficina na cidade de Santa Maria/RN. O mesmo já havia realizado testes, que apesar de corretos, ainda não tinha levado a solução da problema.
Clique na imagem e conheça o Curso Online de Injeção Eletrônica – Do Básico ao Avançado
Avaliação 
Foram avaliados; Pulsos nos injetores e alimentação positiva dos mesmos, alimentação elétrica dos sensores e atuadores, pressão e vazão da linha de combustível e centelhamento nas bobinas.
Foi constatado ausência de centelhamento nas bobinas e em seguida, falta de pulso (chaveamento) nas mesmas. Os demais testes acima citados foram aprovados.
Motor Fit 1.4. Bobinas frontais
Por já ter me deparado com problema semelhante, sugeri uma avaliação dos pontos de massa/aterramentos, pois em alguns sistemas, o massa responsável pelo pelo chaveamento dos transformadores de ignição é exclusivo, e por isso, oxidações ou danos no mesmo vão comprometer o funcionamento dos Transformadores/bobinas.
Diagnóstico 
Após uma avaliação do chicote elétrico, de fato, foi constatado problema (mal contato) em um dos massas e após reparado o mesmo, o comando das Bobinas foi restabelecido e o motor voltou a funcionar.
O diagrama mostra que o massa que alimenta os transistores de potência, parte do mesmo ponto.
Observação 
Alguns sistemas utilizam um massa exclusivo para comando dos transformadores de ignição/Bobinas, logo, podemos nos deparar com problemas de não funcionamento do motor devido a falta apenas desse(s) sinal(is).
Ps.: Caso você queira compartilhar um defeito ou dica aqui no carroetecnica.com.br, envie para carroetecnica@gmail.com que teremos o prazer de postar com os devidos créditos. Você poderá ajudar colegas com problemas iguais ou semelhantes ao que você passou.
Click em um dos ícones do alto da coluna a direita e conheça nossas redes sociais.

Comentários

Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *