Dicas

Sensor de Rotação: Dica de Teste

por paulo costa

 

O sensor de rotação, no passado conhecido como ESS (Engine Speed Sensor) e atualmente como CKP (Crankshaft Position), é considerado o principal sensor do sistema de injeção, pois, sem a sua informação a UCE não tem como calcular a velocidade/rotação e o ponto morto superior/PMS dos pistões. A informação do CKP está na base para o cálculo do tempo de injeção e avanço de ignição, sinais vitais para o funcionamento do motor.

Assista o vídeo e conheça uma dica para o teste de resistência do componente. O sensor em questão é do tipo indutivo e aplicado no sistema de injeção, mas o procedimento pode ser aplicado quando o mesmo estiver em Freios ABS, Câmbio Automático, etc.

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Paulo Costa

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Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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