Carro Técnica

Perda de Potência: Sinal CKP e Roda Fônica Defeituosos

Por Paulo Costa

Veículo: Celta 1.0 2015

Defeito: Baixa Potência

Sem DTC

O carro chegou a Automec com a queixa de perda de potência após um reparo feito no motor. Após o scanneamento, onde não achamos irregularidades em nenhum sensor ou atuador, mas sim em alguns parâmetros, que indicavam possível falha de distribuição.

Ao fazer a análise do sincronismo com o Osciloscópio, além do sinal irregular da imagem abaixo, percebemos que a fazagem do motor estava errada, pois, o flanco de subida do sinal do Sensor de Fase/CMP estava alinhado entre o 14º e o 15º dente, quando deveria estar alinhado entre o 13º e o 14º dente da Roda Fônica, antes da falha de feferência da mesma, logo, uma diferença de 1 dente.

Tínhamos então dois problemas; Erro de sincronismo entre os sinais CKP e CMP e falha do sinal do CKP.

O Erro de Sincronismo

O erro de sincronismo tinha como causa um problema antigo e conhecido, normalmente causado pela falta de atenção e/ou uso da pistola pneumática para apertar o parafuso de fixação da Roda Fônica, onde a mesma “monta” na engrenagem do virabrequim.

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A Falha do Sinal

A falha do sinal tinha como causa danos a alguns dentes da Roda Fônica, como pode ser conferido na imagem abaixo.

Chamo atenção para o sinal, que tem amplitude maior, porém, não está deformado ou com ruídos. Isso é característica de um defeito da RF. Defeitos do CKP, normalmente, o sinal ficará deformado e/o com ruídos.

Diagnóstico realizado, ainda nos deparamos com a Roda Fônica fornecida errada. Foi-nos enviada a RF ultilizada pela família Fiat 1.8, onde o motor é da GM. Fisicamente as peças são idênticas, porém, a Falha de Referência na RF FIAT, quando aplicada ao mecanismo da GM, fica 5 dentes atrasada, o que causará erro em todos os cálculos da UCM.

Esses são defeitos bem comuns, mas, raros de acontecerem paralelamente. A utilização do Osciloscópio e o conhecimento de como funciona o Sensor de Rotação e PMS/CKP, o Sensor de Fase/CMP, a relação entre os dois e a estratégia da Unidade de Comando do Motor, ajuda a entender tecnicamente o motivo da perda de força reclamada pelo cliente. Conhecimentos que você pode adquirir no nosso curso de Gerenciamento Eletrônico do Motor On Line.

Essa foi mais uma contribuição do Carro & Técnica Treinamentos Automotivos para você. Esperamos que lhe seja útil e, se for, compartilhe para ajudar na divulgação do nosso trabalho e a elaboração de mais matérias como essa.

Até a próxima!

Sucesso!

Carro & Técnica Treinamentos Automotivos

(84) 9.9681.4750

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Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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