Técnica

Kadett 1996 Não Entra Em Funcionamento

Por Paulo Costa

 

Veiculo: Kadett 1.8 EFI

Sistema: Multec 700

Sintoma

Motor não entra em funcionamento. Há centelhamento nas Vela de Ignição. O comando/chaveamento do injetor acontece por alguns segundos.

Característica do Sistema Multec 700

Neste sistema (Multec 700), o sinal de rotação é enviado pelo Módulo HEI (também no distribuidor) para a UCM. O módulo HEI pode comandar a Bobina de Ignição de forma independente, porém, com ponto de Ignição fixo. Os mapas do Avanço de ignição são trabalhados pela Unidade de Comando do Motor/UCM.

 

 

Testes

Foram feitos análises dos parâmetros, Teste do Chicote Elétrico, substituição da UCM, Distribuidor de Ignição completo (com sensor de Rotações e Módulo HEI), entre outros testes.

Solução

O colega nos relatou que não havia continuidade em nenhum dos terminais da tomada de 4 fios do Módulo HEI para os devidos pinos da UCM (D5, B5, D4 e B3), porém, os quatro pinos da tomada do HEI, davam perfeita continuidade para os pinos C3,C4,C5 e C6 (terminais que enviam o controle do Motor de Passo) da UCM, o que o levou a achar que havia uma alteração no chicote, uma vez que o veículo já vinha de outra oficina.

 

 

Após seu relato e analisar o Diagrama Elétrico, sugeri que poderia ser uma inversão nas tomadas, uma vez que as mesmas são muito semelhantes. Sugestão aceita e problema resolvido!

 

Observe os conectores dos componentes, bastante semelhantes.

 

Conectores do Motor de Passo e Módulo HEI

Esse tipo de confusão é comum, sobretudo quando se tem componentes próximos com tomadas de quantidade de vias iguais, por tanto, esteja atento. Busque orientação via Diagrama Elétrico, pois, a sua interpretação e aplicação no processo, facilita e acelera o diagnóstico.

Parabéns ao colega Kleiton, da Hidrauar Auto Center, que está amadurecendo no diagnóstico de sistemas gerenciados eletronicamente e não desistiu de achar a solução do problema, ganhado assim mais experiência no diagnóstico de chicotes e Interpretação e Aplicação do Diagrama Elétrico.

 

 

Comentários

Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *