Carro Técnica

Injeção Eletrônica Sequencial

por paulo costa

 

Entre os modos de controle dos eletro injetores nos sistemas de injeção eletrônica multiponto (1 eletro injetor por cilindro), o modo Sequencial é o que melhor combina um baixo índice de emissões de poluentes com uma maior autonomia.

Isso acontece por que o combustível será injetado frações de segundos antes da válvula de admissão abrir e com isso, o volume injetado será muito mais próximo do ideal na formação da mistura ar/combustível/AF, diferentemente dos modos Simultâneo e Semi-Sequencial/Banco-a-Banco, onde volumes de injeção ficam aguardando no “pé” das válvulas nos demais tempos do motor.

Para realizar esse gerenciamento, o sinal do sensor CMP (Sensor de fase) em sincronismo com o sinal do CKP (Sensor de Rotação e Ponto morto Superior) será crucial, e com isso, o perfeito sincronismo entre esses dois eixos é essencial, ou seja; correia ou corrente de sincronismo fora de ponto ou falhas no sistema de gerenciamento do comando variável (quando houver), poderão provocar indicações falsas de falhas no sensor CKP ou no sensor CMP.

Convido a você a assistir o vídeo até o final, deixar um comentário abaixo ou enviar um email para carroetecnica@gmail.com.

Críticas ou observações serão bem vindas. Lembre-se de se inscrever em nosso canal (se desejar) e apertar no sino (no alto à direita) pra ser notificado em nossos próximos lançamentos.

Sucesso sempre!

Paulo Costa

Whatsapp 84-99681.4750

Ps.: Visite www.carroetecnica.com.br

Abaixo, Links complementares que o auxiliarão na compreensão dessa vídeo aula.

Injeção Simutânea: https://www.youtube.com/watch?v=ULP2B…

Injeção Banco-a-Banco/Semi-sequencial: https://www.youtube.com/watch?v=jwXgY… Aula 1: https://www.youtube.com/watch?v=a6O80… Aula 2: https://www.youtube.com/watch?v=PadSZ…

 

Inscreva-se!

Visite & Curta

 

 

 

Comentários

Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *