Por Paulo Costa
Veículo: Xsara Picasso 2005
Ano: 2005
Cambio: AL4
Histórico: O câmbio já tinha sido removido e desmontado duas vezes por outros reparadores.
Característica do defeito:
Nas trocas de marchas havia trancos fortes. O sistema entrava em emergência, fixando em terceira marcha. Na memória de avarias estava registrado o código de falha P1730 – Mau funcionamento do câmbio automático.
Diagnóstico:
Ao analisar os parâmetros de funcionamento do câmbio via scanner, verificamos que o valor de pressão do fluido não indicava valor algum, quando a pressão em marcha lenta deveria estar em torno de 2,5 Bar (com variações para mais em outros regimes de funcionamento).
Ao verificarmos o Sensor de pressão, constatamos que um dos 3 fios do sensor estava partido. Com auxílio do diagrama elétrico do sistema, verificamos que se tratava do massa/negativo do sensor de pressão.
Solução:
Foi possível solucionar o problema reparando o condutor, o que restabeleceu o sinal do sensor de pressão enviado para UCE.
Comentário:
O Sensor de Pressão do Câmbio AL4 é um Transdutor de Pressão Piezo Resistivo, logo, trabalha sob o mesmo princípio do Sensor MAP (utilizado pelo sistema de injeção para medir a variação de pressão do coletor e a pressão atmosférica) e Sensor do Fluido Refrigerante do Ar Condicionado, entre outras aplicações.
Entendendo o princípio de funcionamento do componente e aplicando o diagrama elétrico, podemos solucionar problemas como esses de forma rápida e segura, evitando assim, diagnósticos equivocados.
Ps.: Esse problema foi solucionado em parceria com Gilson Santos, reparador e proprietário da Hidrautec
Gostaria de adquirir os conhecimentos utilizados acima? Participe do Curso IDEA!
Saiba mais AQUI