Destaque Técnica

VÁLVULA EGR DIESEL: Parâmetro no Rasther

por Paulo Costa

Determinados regimes de funcionamento do motor ou quando da existência de Mistura Pobre promovem o surgimento dos Óxidos de Nitrogênio, gás este extremamente prejudicial para o ser humano.

Para combater a formação dos NOXs, o Subsistema de Emissões Evaporativas do Sistema de Injeção Eletrônica conta com a Válvula EGR (Exhaust Gas Recirculation) ou Válvula de Recirculação dos Gases de Escape, que introduz uma parcela dos gases de descarga no Coletor de Admissão. Uma vez presente no Cilindro o Gás de Escape baixa temperatura na Câmara de Combustão, evitando assim a formação de NOX.

Nos motores Ciclo Otto (ignição por centelha) a Válvula EGR estará ativa nas cargas parciais. Já nos motores Ciclo Diesel (ignição espontânea) a EGR estará ativa desde o regime de Marcha Lenta.

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Analisamos através dos Parâmetros no Rasther o comportamento da Válvula EGR em uma SSangYong 2.0 TDI, além de outros parâmetros correlacionados com o do componente. Lembramos que em outros motores e/ou sistemas a estratégia de funcionamento poderá se diferente.

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Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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