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DICA TÉCNICA | SENSORES PROGRESSIVOS DO TBI

Por Paulo Costa

O Acelerador Eletrônico é um sistema composto de diversos componentes e entre ele estão o Pedal do Acelerador/APP, Sensor de Pedal de Freio, Sensor de Pedal de Embreagem e os Potenciômetros do Corpo de Borboleta/TBI.

Além dos componentes acima citados, a central de injeção eletrônica utiliza informações de outros sensores para executar as estratégias inseridas na sua memória.

A interpretação correta dos parâmetros através do Scanner e essencial, pois nem sempre existem códigos de falha na Memória de Avarias do Central de Injeção Eletrônica e por isso é muito explorada no nosso curso.

É necessário que o técnico domine o diagnóstico dos componentes do sistema e suas estratégias, além de ficar atento as particularidades de cada fabricante, que também ajudam a dificultar ainda mais os diagnósticos. Sabendo disso, decidimos criar um módulo exclusivo para o Sistema de Aceleração Eletrônica no nosso Curso Online de Injeção Eletrônica – Do Básico ao Avançado onde trazemos o máximo de informações para a execução de um diagnóstico assertivo.

A interpretação do Diagrama Elétrico dos sensores e Atuadores estão em todas as aulas do curso. Na imagem acima temos os sensores dos pedais de Freio e Embreagem, importantes para a estratégia Cut-Off e Dash Pot escalonado.
Muitos sensores já dispensaram o sinal analógico e passaram a utilizar Protocolos de Comunicação. A GM foi uma das montadoras que saiu na frente com o Protocolo SENT no TBI para levar as informações dos Potenciômetros. Assunto da Aula 06 do Módulo Acelerador Eletrônico.

Um dos detalhes que muitos desconhecem é sobre os Sensores de Posição de Borboleta do TBI Progressivos, e por isso chegam a conclusões equivocadas no momento do diagnóstico.

Veja na imagem abaixo os valores de tensão dos Potenciômetros (ambos são progressivos) para as posições 0%, 50% e 100% do Pedal do Acelerador/APP.

Assista ao vídeo abaixo e confira o comportamento dos Sensores do TBI com relação ao deslocamento do Pedal do Acelerador/APP.

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Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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