Dicas Técnica

Sonda Lambda Indica Mistura Pobre ou Rica: Analise os Monitores de Combustível.

por carro & técnica

Estes são dois DTCs dos mais comuns que encontramos presentes na Memória de Avarias da Unidade de Comando do Motor (UCM), comumente chamada de central de injeção, afinal, diversos problemas podem afetar a mistura Ar/Combustível e alterar o sinal da Sonda Lambda.

Você está lendo a memória de avarias da UCM e se depara com um desses DTCs, segue para o parâmetro do Sensor de Oxigênio (ou Sonda Lambda), porém, encontra o mesmo nas condições ideais de funcionamento, ou seja, variando entre 150 e 850mv (em média), logo, dentro do normal!

Você logo imagina que pode ser uma falha intermitente da Sonda Lambda ou até da própria UCM, afinal, existe um código de falha ligado a Sonda Lambda mas a mesma está funcionando normalmente no momento em que você está analisando, seja com o Scanner, Multímetro ou mesmo o Osciloscópio.

Monitor de Combustível

É para esse tipo de caso que se faz necessário o conhecimento do Monitor de Combustível OBD2/OBDBr2. Conhecendo essa ferramenta de diagnóstico presente na UCM e disponibilizada ao técnico automotivo através do Scanner, você entenderá o porquê de apesar da Sonda Lambda estar funcionando dentro dos parâmetros estabelecidos, os DTCs P0131 ou P0132 estão presentes.

Essas ferramentas disponibilizadas pelo Padrão OBD2/OBDBr2, informam para o reparador automotivo como a UCM está controlando o Tempo de Injeção/TI, a partir da amplitude do sinal da Sonda Lambda.

Conhecendo como funcionam e quais as funções dos Ajustes de Curto e Longo Prazo você saberá por onde começar e terminar o diagnóstico de forma mais assertiva e rápida.

Para você que quer melhorar e acelerar o seu diagnóstico nos sistema de Injeção Eletrônica Convencional e/ou Injeção Eletrônica GDI, a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos promove nos dia 21 de Fevereiro a Aula Técnica Monitor de Combustível.

Na aula será abordada toda a parte teórica da Sonda Lambda e dos Ajustes de Curto e Curto Longo através da exposição de vídeos e PDF, além de exemplos e dicas técnicas para o dia a dia.

São 25 vagas disponíveis apenas! O objetivo das vagas limitadas é para que que todos os participantes possam ter o melhor aproveitamento da aula, tirando as suas dúvidas e interagindo com o Instrutor Paulo Costa e demais participantes.

Não perca essa oportunidade! Entre em contato conosco e garanta a sua vaga, afinal, não temos previsão para outra aula sobre esse tema!

Saúde e sucesso!

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Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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