Por Paulo Costa
A Wastegate é um atuador que controla a pressão da Turbina ajustando o fluxo dos gases de escapamento por um By Pass (desvio) na mesma de acordo com o regime de funcionamento, e com isso, através da transferência de rotação para o compressor, gera mais ou menos pressão no circuito de admissão de ar do motor.
Na maior parte da aplicações a Wastegate é pneumática, porém, é cada vez mais comum a aplicação da sua versão eletrônica, comandada por um servo motor e gerenciada através de um potenciômetro presente na mesma.
Na versão pneumática os turbos modernos utilizam a Eletroválvula de Controle da Wastegate. Esta eletroválvula, que é gerenciada pela Unidade de Comando do Motor/UCM, controla o fluxo da depressão (ou pressão, dependendo da versão), afetando assim o curso de atuação da Wastegate.
A Eletroválvula de Controle da Wastegate (ou eletroválvula de controle de pressão do turbo) é alimentada com tensão de Bateria (via relé) e gerenciada pela UCM através de um sinal de largura de pulso variável (ou PWM), o que permite a variação no regime de pressão do Turbocompressor.
Na imagem abaixo você poderá visualizar no Osciloscópio Automotivo a amplitude do sinal de alimentação no Canal 1 (amarelo, com ajuste de 10V/Divisão), sinal do Sensor MAP no Canal 4 (verde, com ajuste de 5V/Divisão, sinal do Sensor MAF (roxo, com 5V/Divisão) e sinal de controle da Eletroválvula da Wastegate (azul, com 10V/Divisão). A configuração do tempo está em 1 milissegundo/Div.
Abaixo, motor em aceleração…
Na primeira imagem temos o Ciclo de Trabalho/PWM no regime de marcha lenta do motor. Já na segunda, temos o Duty Cycle (PWM) no momento da aceleração.
Assista o vídeo abaixo e compreenda melhor toda essa estratégia de funcionamento e obtenha também outras informações sobre o Turbocompessor. Se poder, deixe um comentário e, se achou relevante, também compartilhe essa materia.
Saúde & Sucesso!