por Paulo Costa
Determinados regimes de funcionamento do motor ou quando da existência de Mistura Pobre promovem o surgimento dos Óxidos de Nitrogênio, gás este extremamente prejudicial para o ser humano.
Para combater a formação dos NOXs, o Subsistema de Emissões Evaporativas do Sistema de Injeção Eletrônica conta com a Válvula EGR (Exhaust Gas Recirculation) ou Válvula de Recirculação dos Gases de Escape, que introduz uma parcela dos gases de descarga no Coletor de Admissão. Uma vez presente no Cilindro o Gás de Escape baixa temperatura na Câmara de Combustão, evitando assim a formação de NOX.
Nos motores Ciclo Otto (ignição por centelha) a Válvula EGR estará ativa nas cargas parciais. Já nos motores Ciclo Diesel (ignição espontânea) a EGR estará ativa desde o regime de Marcha Lenta.
Analisamos através dos Parâmetros no Rasther o comportamento da Válvula EGR em uma SSangYong 2.0 TDI, além de outros parâmetros correlacionados com o do componente. Lembramos que em outros motores e/ou sistemas a estratégia de funcionamento poderá se diferente.