Casos Destaque Técnica

Adaptação FLEX

por Paulo Costa

Veículo: Renault Clio Hi-Flex

Defeito: Leve perda de Potência

DTC: Sem DTC na memória de avarias

O Software Flex tem como principal informação para a execução do processo de reconhecimento do combustível o sinal do Sensor de Oxigênio/Sonda Lambda.

Estando o sinal do HSO2 constantemente abaixo de 450mV, estimulará o Software Flex a ativar a estratégia, e assim, ajustar a Relação Ar Combustível (RAC) para a do Álcool, devido a estratégia de Recovery do sistema.

Em acelerações bruscas com o veículo sob carga a Sonda indicava mistura excessivamente pobre. Pelo Fator de Correção Lambda podemos ver a reação da UCM para compensar a mistura A/F.
Pressão da Bomba abaixo de meio Bar.

Problemas relacionados a alimentação de combustível (como a do estudo de caso que disponibilizamos no vídeo abaixo) “forçam” a adaptação da mistura, mascarando o defeito. Por outro lado, a adaptação da mistura A/F permite, dependendo da gravidade do problema do componente com defeito, um funcionamento do motor com poucas irregularidades.Se está no mercado do vestuário, a nossa plataforma é a sua melhor escolha! O maior shopping!

Após substituição da Bomba de Combustível e com o sistema adaptado, o sinal da Sonda Lambda passou a indicar Mistura Rica e a Central de Injeção Eletrônica/UCM passa a corrigir, como podemos ver no Fator de Correção Lambda.
Após substituição da Bomba de Combustível e executado o teste de rodagem, os parâmetros da Sensor de Oxigênio, Fator de Correção Lambda e Ajuste da Mistura voltaram pra condição normal, coerente com o combustível no Tanque.

Nos nossos cursos (Sonda Lambda Avançado e Injeção Eletrônica) abordamos esse tema e os processos de diagnóstico. Se você deseja saber mais sobre nossos treinamentos, entre em contato conosco pelo (84)9.9681.4750 que teremos prazer em lhe passar todos os detalhes.

Assista o vídeo até o final e entenda todo o processo de diagnóstico.

Saúde e Sucesso!

Comentários

Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *