por Paulo Costa
imagens Bruno Limongi
Estudo de Caso: Rede CAN
O técnico Bruno Limongi de João Pessoa-PB disponibilizou um caso de defeito na Rede de Comunicação solucionado por ele em um Citroen C3 2013. No relato, vemos que o conhecimento de como funciona a Rede CAN associado ao domínio do Osciloscópio no diagnóstico automotivo foram essenciais para a solução desse problema que estava sem solução há mais de 30 dias.
Vaja abaixo a descrição enviada pelo próprio Bruno.
“O Citroen C3 /2013 com Câmbio Automático, depois de ter passado por três oficinas (onde na última já estava por mais de 30 sem solução), solicitaram a minha ajuda para tentar resolver o problema. Chegando ao veículo, o mesmo apresentava falhas no funcionamento no Painel de instrumentos, câmbio automático travado na 3° Marcha e todas as luzes de anomalia acesas (STOP, Temperatura, Tacômetro, Velocímetro, etc). Na leitura das memorias de avaria com Scanner não haviam códigos de falhas gravados.”
Após fazer análises e testes na parte elétrica, BSI, UCE da Injeção Eletrônica, Módulo de Cambio Automático e confirmando que tudo estando OK, resolvi fazer uma análise no módulo ABS e testar com osciloscópio a Rede CAN. De imediato identifiquei o problema!
Fiz um teste prático desligando a UCE do ABS pra ver se haveria alteração no sinal da Rede CAN, onde o resultado foi positivo.
Após substituição da UCE do ABS o sinal da Rede CAN normalizou. Fiz análise de parâmetros com o Rasther e todos os ajustes eletrônicos, finalizado assim o trabalho.
Veja mais um estudo de caso disponibilizado por nós clicando AQUI