Por Paulo Costa
As estratégias estabelecidas pelos sistemistas para a falta de alguns sinais de sensores ou ausência de atuadores, conhecidas como Recovery, são recursos bastante úteis pois permitem que o condutor do veículo possa chegar até uma reparadora, mesmo com algumas limitações.
Citamos como exemplo a limitação da aceleração quando da falta do sinal dos potenciomentros do pedal do acelerador ou do Corpo de Aceleração. Outra estratégia bastante conhecida é o do acionamento do(s) Eletroventilador(es) na falta da informação do ECT (Sensor de Temperatura da Água). Porém, muitas vezes nos deparamos com algumas reações pouco coerentes das UCEs quando constatadas algumas falhas.
Recentemente nos deparamos com um modelo GM onde na falta do relé do compressor do ar condicionado, a UCE do Motor comandava os eletroventiladores, logo que a ignição era ligada.
Aproveitamos esse caso incomum para dividir com você no vídeo abaixo, o passo-a-passo realizado pela Unidade de Gerenciamento do Motor para o controle dos Eletroventiladores em vários modelos GM.
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Sucesso!