fonte omecanico.com.br
Apresentação do sistema de injeção direta no Volkswagen up! TSI
Mais uma vez o site O Mecânico traz uma apresentação técnica relevante. Trata-se do sistema de injeção direta do VW UP TSI, apresentado pelo Instrutor Técnico da Bosch Paulo Henrique Stevanatto. Vejamos alguns tópicos pra abrir o apetite pro vídeo.
Bomba de Baixa
O sistema conta com uma bomba de baixa pressão dentro do tanque de combustível (Intra-tanque) que é pilotada por um módulo e este é gerenciado pela UCM (Unidade de Comando do Motor). Seu controle é por demanda, o que significa que a pressão será gerenciada através de sinal PWM de acordo com o regime do motor. Lembramos que alguns veículos com injeção indireta já contam com esse sistema (Focus, por exemplo), porém ainda é pouco comum no Brasil.
Bomba de Alta
A bomba de alta pressão tem acionamento mecânico, mas também pilotada por Pulsos PWM/Duty Cycle pela UCM para controlar a pressão de acordo com a demanda. Sua pressão pode variar entre 40 e 200 bar, podendo chegar a picos de 350 bar de pressão.
Em caso de manutenção, a redução de pressão da linha de combustível deverá ser realizada via scanner, onde o mesmo solicita a UCM a inibição dos pulsos pwm para módulo da bomba de baixa e solenoide da bomba de alta.
Caso haja desligamento da tomada do solenoide da bomba de alta, a pressão poderá chegar ao pico máximo de 350 bar, podendo causar danos a mesma ou a outros componentes do sistema.
Sonda Lambda de Banda Larga
O sistema também conta com sonda lambda de banda larga antes do catalizador, o que permite uma melhor análise pela UCM dos gases de descarga. A sonda de monitoramento do catalizador (sonda pós) trata-se de uma sonda planar.
Sensor de Etanol
O sensor de etanol (recurso utilizado pela Ford no modelo Taurus no passado) mede o percentual de etanol presente no combustível e também a temperatura, tornando o sistema flex mais preciso e menos dependente da sonda lambda. Este sensor emite um sinal de frequência, o que tem sido uma tendência nos últimos tempos.
Muita tecnologia nova empregada e outras, embora nem tanto, aprimoradas. Assista ao vídeo e saiba mais!