Por Paulo Costa
A aplicação do osciloscópio para o diagnóstico dos mais diversos sistemas automotivos está cada vez mais popular. Vários colegas têm postado nas redes sociais aplicações e técnicas variadas que os tem ajudado no dia-a-dia, promovendo precisão e rapidez ao diagnóstico.
Trazemos aqui a nossa contribuição com um teste de Compressão Relativa, bem conhecida como CR, através da análise da queda de tensão da bateria no momento da partida. Vejamos:
Na imagem abaixo, instalamos o Osciloscópio diretamente nos polos da bateria e demos a partida por aproximadamente 10 segundos (com os Injetores desligados e a borboleta aceleradora aberta) para captar o sinal. Observa-se que um dos vales gerados pelo esforço do motor de partida está menor, indicando que o mesmo consumiu menos energia, o que é característica de um cilindro com baixa pressão de compressão, porém, não sabemos qual cilindro exatamente (dos 4) é o defeituoso.
Para identificarmos exatamente qual o cilindro com defeito, pegamos a referência da ignição do primeiro cilindro instalando o canal 2, a Sonda de Ignição no circuito secundário. Seguindo a ordem de ignição do motor, conseguimos identificar que o cilindro com menor compressão é o 2º. Veja na imagem abaixo.
Com esse recurso podemos diagnosticar de forma eficiente a pressão de compressão do cilindro, mas o dignóstico poderá ficar ainda mais preciso com a utilização de transdutores, onde poderemos saber se a perda de compressão é causado pelas válvulas ou o cilindro, via análise do depressão do coletor, pressão do carter (Blow-by) e pressão do escape.
Em breve postaremos as análises acima citadas aqui no C&T.
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Sucesso sempre!!!