Por Paulo Costa
A cada novo lançamento a mecatrônica avança em todos os sistemas automotivos, exigindo estudo constante dos técnicos. Motor e seus subsistemas, Sistema de Direção, Sistema de Freios e Sistema de Suspenção, entre outros, tem o gerenciamento eletrônico cada vez mais popular entre os diversos modelos e categorias de automóveis.
No motor, os primeiros subsistemas a passar por uma revolução tecnológica foram os de ignição e alimentação de combustível com as suas versões eletrônicas (ignição e injeção eletrônica). Podemos ainda citar o controle eletrônico do coletor de admissão, turbo compressor, comando(s) de válvulas, sistema de lubrificação e sistema de arrefecimento. Este último é que vamos abordar nesse artigo para um breve histórico da sua evolução.
Controle do Eletro Ventilador
A primeira grande mudança no sistema de arrefecimento veio quando o controle o eletroventilador do radiador deixou de ser controlado pelo interruptor térmico (Cebolão) e passou a ser controlado UCM (Unidade de Comando do Motor) a partir da informação do sensor de temperatura da água/ECT.
Outra tecnologia empregada ao controle do eletro ventilador é o gerenciamento do mesmo através de uma unidade eletrônica pilotada pela Unidade de Comando do Motor através de pulsos PWM (Também conhecido por Duty Cycle ou Ciclo de Trabalho). Esse processo permite o controle da ventoinha do radiador (ou eletro ventilador) com menor consumo de corrente elétrica, além de poder variar a potência do componente de acordo com a necessidade de arrefecimento, não apenas em duas velocidades como os sistemas com resistência elétrica aplicada em série no circuito entre o relé e a ventoinha.
Válvula Termostática Eletrônica
A evolução dos sistemas flexíveis juntamente com a evolução tecnológica do controle do motor trouxe mais uma inovação para o sistema de arrefecimento que foi o controle eletrônico da válvula termostática. Através de um atuador térmico controlado por pulsos PWM, a UCM pode determinar a abertura da válvula termostática baseada na relação A/F e temperatura do motor.
Sistema de Duplo Circuito
Os motores três cilindros trouxeram o sistema de arrefecimento de duplo estágio e circulação pelo coletor de escape. Essa tecnologia contempla dos fluxos diferentes do líquido de arrefecimento através de duas válvulas termostáticas e permite “represar” o líquido presente no bloco do motor. Esse sistema provoca um aquecimento mais rápido, e assim, diminui o atrito na fase fria, tão prejudicial e que compromete a vida útil do motor, além de melhorar o desempenho, consumo e diminuir as emissões de poluentes.
Ilustração do revista Notícias da Oficina
Bomba D’água Elétrica
O mais recente salto no gerenciamento da temperatura do motor são as bombas d’água elétricas com controle eletrônico ou bomba d’água comutável. Estas são pilotadas pela UCM de acordo com a demanda de arrefecimento. Podem ser controladas por pulsos PWM/Duty Cycle ou por acoplamento da polia. A bomba d’água comutável permite ter os resultados das tecnologias antecessoras de uma forma mais simples e precisa.
Além de poder se usada nos motores de combustão interna, a bomba d’água controlada eletronicamente também é utilizada nos veículos Híbridos e Elétricos (EV).
Que fiquemos atentos às novas tecnologias e busquemos ficar aptos para as manutenções e reparações quando estas se apresentarem a nós.
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