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Trocando o Óleo do Motor Corretamente

Por Paulo Costa*

Agora que você já conhece os pré-requisitos que o óleo do motor precisa ter, vamos a algumas dicas práticas para que você só precise ir a oficina nas manutenções preventivas. Elas auxiliarão você a saber o que fazer para evitar gastos com manutenção reparativa, tudo baseado em fatos que acompanho a mais de duas décadas em minha profissão.

 

1- Evite, ou melhor, fuja de promoções do tipo; óleo+filtro para carros 1.0 todos. Todos os motores (sejam 1.0, 1.4, 2.0, etc.) tem o seu óleo especifico, de acordo com o ano e projeto do motor, por tanto, um tipo de óleo não atende todos os tipos de motores.

Motores tem óleos específicos!

2- Sempre substitua o filtro do óleo! Quando não é realizada a substituição desse componente, ficam retidos nele entre 200 e 500ml de óleo, nos quais estão partículas sólidas de carbonização, metal e contaminantes vindos da combustão e estes irão contaminar o óleo novo.

Óleo novo, filtro novo.

3- Procure sempre utilizar a marca do óleo recomendado pelo fabricante do seu veículo, porém, se não for possível, siga rigorosamente os pré-requisitos que você aprendeu aqui e dê preferência a uma marca que também seja fornecedor de outro fabricante de veículos, pois elas detém o conhecimento tecnológico na aplicação do pacote de aditivos.

4- Substitua o óleo rigorosamente dentro da quilometragem recomendada  pelo fabricante – que deverá ter como base o seu tipo de utilização do veículo, podendo ser urbano ou rodoviário –  ou o tempo, em meses ou ano.

Carro de utilização rodoviária, promove regimes de rotação e temperatura médias constantes, o que é bom pra o lubrificante.
Na utilização urbana há muita variação de rotação e em alguns casos a temperatura do motor não atinge o ideal, o que diminui a vida útil do lubrificante.

5- Se o óleo do motor do seu carro baixou sem haver vazamentos, não entre em pânico. Um consumo de óleo entre 100 ml e 1 Litro a cada 1.000 km é normal para alguns motores. O manual do seu carro tem a informação específica para o seu caso, ou se precisar, envie um email para nós que podemos te auxiliar.

No exemplo acima, consumo de óleo de 100ml por litro. Reprodução manual  Ford. A quantidade pode variar de acordo com o fabricante. Recomendamos consultar manual do seu veículo.

6- Seja por um consumo normal previsto pelo fabricante ou por condições de desgaste natural do motor com alta quilometragem, poderá haver a necessidade de completar o óleo do motor. Você deve procurar fazer esse precedimento utilizando o mesma marca do óleo que se encontra no motor e com as mesmas especificações técnicas. Caso não seja possível de forma alguma, não haverá problema em completar com um outro óleo, porém, faça a substituição do óleo e do filtro logo que houver oportunidade.

Consumo de óleo nem sempre significa problemas no motor.

 

Mais

 

  • Os fabricantes, não recomendam uso de aditivos para o óleo lubrificante, orientando inclusive, que podem causar riscos ao motor.

 

  • Ainda sobre o uso de marcas de óleo diferentes da original, alguns fabricantes são taxativos em recomendar o uso apenas das originais, outros são mais flexíveis e orientam o uso de óleos que atendam as mesmas especificações do óleo original.

 

  • Para saber as especificações do óleo lubrificante do seu carro, vá no manual do proprietário e busque em: Especificações Técnicas, Manutenção ou Capacidades.

 

No exemplo acima, recomendações sobre aditivos. Reprodução

manual do proprietário do Ford KA. Há informações como essa em anuais de diversos veículos e fabricantes.

 

Creio que está ficando mais fácil encarar a gôndola do hipermercado ou consultar o manual do seu veículo, sem ficar confuso com aquela sopa de letras e números.

Me coloco a disposição para maiores esclarecimentos, e caso você os deseje, deixe um comentário ou passe um email para carroconsult10@gmail.com, que estarei à disposição.

 

Veja também: Comprando o Óleo do Motor Corretamente

 

Próximo post: Utilização rodoviária e urbana: Influência na troca do óleo do motor.

 

 

*Paulo Costa, 46, é Mecânico e Instrutor Automotivo

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Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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