Fonte www.ciclo.eng.br
Segue mais uma Dica Técnica, aqueles casos de reparação que muitas vezes deixaram a mais de um desconcertado. |
A Ciclo está estudando o Honda Civic 2.0 LXL 2013. O nosso trabalho de facilitar o seu não é tarefa para amador! Os japoneses pensam diferente da gente, e entender como eles pensaram o projeto, para nós desenharmos na nossa linguagem, tem sido um grande desafio. Em geral todas as montadoras fazem a contagem em linha dos pinos em um conector. No entanto descobrimos que a Honda pode adotar dois tipos de contagem:
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1. Foto do conector: Contagem levando em consideração o tamanho dos pinos Contagem obedecendo o critério sequencial puro |
2. Foto do conector: Contagem somente dos pinos ocupados Contagem de todas as cavidades do conector |
Outra complicação que descobrimos é que eles fazem a contagem no conector macho numa sequência diferente do conector fêmea, de tal forma que o par do terminal 12 do conector fêmea não é necessariamente o terminal 12 do conector macho. Isso ocorre porque eles adotam a contagem frontal de cada conector individualmente e não a obrigatoriedade da correspondência que na vista frontal geraria uma contagem em espelho uma da outra.
Na contagem do macho pela vista frontal do conector, o par do fêmea 16 é o macho 23 Na contagem espelhada, o par do fêmea 16 é o macho 16 |
A falta de uma padronização de contagem dificulta a vida de todos nós porque obriga a mostrar a estratégia de contagem ou o diagrama elétrico praticamente torna-se uma ferramenta inútil.
A Ciclo tem tentado fazer as duas coisas: diagrama elétrico com foto do conector. Mais do que isso temos mantido a padronização de contagem dos pinos em linha independente se são grandes ou pequenos, se estão ocupados ou não. Estando em linha, basicamente é preciso identificar o pino 1 e seguir a contagem, todavia, sempre que o conector possui identificação de contagem gravada em si próprio, então deve valer o que está registrado no conector. A mudança de estratégia na contagem dos pinos gera diagramas elétricos corretos diferentes. E a comparação de dois diagramas de um mesmo sistema leva a pensar que se trata de carros distintos. O nosso trabalho é lento e minucioso para que você não tenha que pensar nessas coisas no momento em que estiver diante de um problema que o obrigue a usar um diagrama elétrico. Queremos que o diagrama elétrico funcione como um mapa onde a leitura o guie até a solução do inconveniente, por isso estamos sempre pesquisando sobre a melhor maneira de levar a informação, com o máximo de conteúdo e com o mínimo de ruídos. |
Continue nos acompanhando nesta jornada pela pesquisa e elaboração de informações confiáveis que garantam seu sucesso diário.
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