Por Paulo Costa
Essa é uma pergunta muito comum e muitas vezes é feita já em um tom de certo preconceito ou ironia, pois já é senso comum que o “motores 16 válvulas” não prestam. Meu intuito aqui é colocar luz sobre o assunto e chama-lo a pensar e depois tirar a sua própria conclusão, ou seja, você mesmo achar a resposta.
Motores Convencionais
Os motores de concepção básica possuem uma válvula de admissão, que permitirá a entrada da mistura ar/combustível (A/F) e uma válvula de escapamento, que será por onde os gases queimados (ou fumaça) irão ser lançados na atmosfera.
Essa concepção de duas válvulas por cilindro é suficiente para um bom enchimento do cilindro (ou boa admissão da mistura) em baixos regimes de funcionamento ou baixas rotações, porém, nas médias e altas rotações não é suficiente para uma rápida admissão da mistura ar/combustível e descarga dos gases queimados, o que irá influenciar diretamente o enchimento do cilindro comprometendo assim a eficiência volumétrica. O resultado será uma menor potência do motor nas medias e altas rotações.
Motores Multivalvulas
Umas das soluções da engenharia para melhorar o enchimento do cilindro em médias e altas rotações foi a inclusão de mais uma válvula de admissão e outra de escapamento, melhorando o fluxo dos gases no cilindro e facilitando seu enchimento em condições críticas de rotação, onde o resultado é uma melhoria considerável na potência do motor.
Os motores multiválvulas ainda podem ter 3 válvulas (2 admissão/1 de escape) e 5 válvulas por cilindro (3 de admissão/2 de escapamento).
É importante salientar que os motores multivalvulas (ou 16 válvulas) começaram a ficar populares no Brasil a exatos 20 anos, com o lançamento do Gol 1.o 16 válvulas, porém, essa tecnologia é utilizada a mais de 100 (cem) anos.
Má Fama
Mas de onde vem a má fama dos motores multiválvulas? Por quê existe tanto preconceito entre proprietários, (alguns) mecânicos e o mercado automotivo com esses excelentes propulsores e, paradoxalmente, eles continuam sendo utilizados pela indústria automotiva e estão presentes em todas as categorias de veículos de passeio e médios (pick-ups e SUVs)?
Leia também a parte 2 aqui!