por Paulo Costa @paulocostainst
Para o perfeito funcionamento do Motor é necessário que a sua Pressão de Compressão esteja uniforme em todos os Cilindros, pois, caso haja desequilíbrio, sintomas como consumo alto de combustível, perda de potência do motor, dificuldade de partida e até perda de aceleração, entre outros, podem acontecer.
Por tanto, no processo de diagnóstico de falha o mecânico deverá incluir o teste da Pressão de Compressão do Motor, pois, o problema poderá estar na baixa pressão de compressão de um ou mais Cilindros.
Para esse teste, o técnico poderá realiza-lo da maneira Tradicional com o conhecido Relógio de Compressão, ou do modo avançado, utilizando o Osciloscópio Automotivo. Com este último, ainda poderá ser aplicada análise da Compressão Relativa e/ou a análise associando o Osciloscópio ao Transdutor de Pressão de Cilindro.
A análise através da Compressão Relativa é um processo mais simples e rápido (Não exige desmontagem) e, na maioria das vezes, conclusivo. Poderá ser realizado através da queda da tensão ou consumo da corrente elétrica no momento do arranque do motor.
Observe as imagens abaixo e tenha uma visão de como acontece a análise através da Compressão Relativa.
Vale esclarecer que na análise da compressão relativa por imagem com osciloscópio, não e realizado o teste direto da pressão do cilindro, mais sim, uma avaliação indireta baseada na queda da Tensão ou consumo da Corrente do motor de arranque. Por isso, em alguns casos, são necessários testes complementares.
No programa Resenha Técnica que acontece semanalmente em nosso canal do You Tube, dedicamos dois episódios para abordar 10 dos testes mais realizados com Osciloscópio no Dia a Dia da oficina. No vídeo abaixo você poderá assistir o corte com o Teste de Compressão Relativa, onde você aprenderá os princípios deste teste e ainda diversas dicas técnicas.
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