Por Paulo Costa*
Não! Não se trata do freio de estacionamento especial ou coisa do tipo. O imobilizador é um sistema eletrônico que em parceria com a unidade de comando eletrônico do motor (UCE) impede a partida do motor, causando a sua imobilização.
O sistema é composto por:
Chip/transponder – Localizado na empunhadura da chave
Unidade de Comando imobilizadora
Antena – localizada junto do cilindro de ignição
Unidade de Comando Eletrônico (UCE) do motor.
Funcionamento
O transponder, a UCE Imobilizadora e a UCE do Motor possuem um código eletrônico comum. A antena tem a função de enviar o código presente no transponder à unidade imobilizadora.
Quando o condutor liga a ignição e/ou da partida no motor, em frações de segundos a unidade de comando do motor “pergunta” a unidade imobilizadora se o código do chip/transponder está correto. Se a unidade imobilizadora responder que sim, a unidade de comando do motor libera o funcionamento do motor.
Função do Sistema
A função do sistema imobilizador é evitar o furto do veículo a partir do gerenciamento da chave de ignição. Como o código presente no transponder precisa, impreterivelmente, estar em consenso com o código da UCE do Imobilizador e da UCE do motor, se for inserida uma chave com codificação diferente ou mesmo sem código, mesmo que o código mecânico destrave o cilindro de ignição, o funcionamento do motor não é liberado, e assim, o veículo não será furtado.
Problema
Tudo acontece quando você entra no seu carro, dá a partida, o motor gira mas não entra em funcionamento, aparentando ser um problema de injeção eletrônica. Esse poderá ser um caso de chave não reconhecida. Entre as principais causas estão impactos fortes na chave (como em quedas, por exemplo) e a exposição da mesma a objetos com forte campo eletromagnético (ex.: caixas de som), por tanto, um cuidado especial com a chave do seu veículo é fundamental.
Dicas
- Os veículos a partir dos anos 2000 possuem o sistema imobilizador e por isso, são fornecidas chaves reservas/cópias, assim como o código do imobilizador gravado em uma tarja ou cartão, para em caso de confecção de novas chaves, o código ser inserido no novo chip/transponder.
- Na compra de um carro usado, exija as chaves reservas e o código imobilizador.
- Caso não tenha o código, o mesmo poderá ser solicitado pelo proprietário do veículo na concessionária.
- Se o motor do seu veículo não entrar em funcionamento, tentar dar partida com a chave reserva. Caso ele funcione, mande fazer uma verificação na chave com problema em uma oficina ou chaveiro especializado.
- Observe sempre se há alguma lâmpada ou ícone piscando continuamente no painel do seu carro, pois este é um dos indicativos de problemas relacionados ao sistema imobilizador.
- Mesmo que as chaves estejam com funcionamento perfeito, problemas com a antena, UCE Imobilizadora ou UCE do motor, podem causar o acendimento da lâmpada do imobilizador e impedir a partida do mesmo.
- Alguns sistemas imobilizadores podem impedir também o funcionamento do motor de partida. Nesses casos o motor não chega a girar (dar “sova”), o que pode ser confundido como defeito do motor de partida.
Curiosidades
- O primeiro veículo brasileiro com sistema imobilizador foi o Palio, no ano de 1996.
- No filme 60 Segundos, o ladrão de carro interpretado por Nicolas Cage, precisa furtar veículos de última geração e para isso ele utiliza aparelhos (scanners) que extraem a senha da UCE, para poder liberar a partida dos motores e furtar os veículos.
- Mesmo com essa tecnologia, alguns veículos são furtados, pois os marginais estão utilizando unidades de comando do motor decodificadas, instalam no lugar da original e conseguem funcionar o motor.
Assim foi mais um post. Espero ter ajudado e se esse post lhe ajudou, compartilhe com mais pessoas, pois com certeza você estará fazendo com que elas aprendam mais sobre seus carros. Dúvidas e sugestões, envie email para carroconsult10@gmail.com.
Abraço e sucesso!
*Paulo Costa, 45, é mecânico automotivo a 22 anos e instrutor a 14.