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FALHA NA REDE CAN: POR ONDE COMEÇAR?

por paulo costa

Lâmpada do Imobilizador sinalizando falha no mesmo, motor sem funcionar e Scanner sem comunicar com o sistema. Seria uma falha do Imobilizador ou da Rede CAN? Seria uma falha do módulo de Injeção Eletrônica? Por onde começar?

Defeitos como estes estão sendo recorrentes nas oficinas, sobretudo depois da chegada da Rede CAN. A Rede CAN, de forma direta ou indireta, une os sistemas eletroeletrônicos de um veículo e com isso, diversos novos sintomas têm surgido em determinados sistemas, porém, a causa da falha pode estar em outro sistema que faz ou não parte da mesma Rede. Por isso que costumo dizer que a Rede CAN Automotiva mudou a abordagem do técnico automotivo ao iniciar um diagnóstico.

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Para um diagnóstico seja mais assertivo e o mais rápido possível, é necessário que nós conheçamos, pelo menos na teoria, o princípio de funcionamento dos sistemas envolvidos em uma Rede, além é claro da própria lógica de funcionamento da Rede CAN, seus Protocolos e interpretar a sua Topologia.

Protocolo de Classe A, o LIN é um dos mais utilizados.
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Topologia da Rede é a ferramenta que, entre outras coisas, informa ao profissional por onde a informação trafega.
Na apostila do Treinamento conta com o Passo a Passo do diagnóstico.

A falta desses conhecimentos tem levado a perda de tempo e dinheiro, troca de peças desnecessárias, aborrecimentos com cliente e diversos outros prejuízos!

No vídeo abaixo trazemos um caso onde a falta de conhecimento da Rede CAN gerou todos os inconvenientes acima citado. Assista até o final e entenda necessidade de fazer um treinamento de Rede de Comunicação Automotiva e obter conhecimento que tornarão os seus diagnósticos muito mais eficientes.

Se você quer adquirir os conhecimentos e estratégias de diagnóstico de falhas de Rede utilizadas pelos melhores profissionais do mercado, entre em contato: (84) 99681.4750 com o Professor Paulo Costa.

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Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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