Técnica

Dica: Sonda Banda Larga

Por Paulo Costa

 

Recentemente fui consultado por um aluno a respeito de um DTC sobre Sonda Lambda com indicação de mistura pobre. O diferencial do componente em questão era que se tratava de uma Sonda Lambda de Banda Larga (Wide Band Sensor) e o veículo era um UP TSI.

Como os scanners disponíveis não exibiam o parâmetro do componente, que está instalado antes do catalizador (ou Pré Catalisador), Seria necessário a medição da corrente de bombeamento por meio de um Amperímetro ligado em série ou uma garra amperimétrica.

As sondas Wide Band da NGK possuem codificação de cores específica e na falta de uma literatura que disponibilizasse essa informação, consultamos o suporte técnico da NGK, onde o responsável nos informou a função de cada condutor, informação que compartilhamos com você e  como pode ser conferida na figura abaixo.

 

A medição da Corrente de Bombeamento deve ser feita através do Fio Branco. Em condições ideais de mistura A/F o valor da corrente de bombeamento deve estar em 0 (Zero) mA.

 

Veja também Sensor de Relação A/F

 

 

 

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Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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