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OSCILOSCÓPIO AUTOMOTIVO | SINCRONISMO VIRTUAL SEM MEDO

por Instrutor Paulo Costa https://www.instagram.com/paulocostainst/

O motor sincronizado (ou fasado) corretamente é uma condição básica para que ele possa entregar o melhor desempenho, menor consumo de combustível e reduzida emissão de poluentes.

Outro ponto importante é o de diversas estratégias de funcionamento do Módulo de Gerenciamento do Motor (popularmente chamado de Central de Injeção Eletrônica) como gestão da Bomba de Combustível de Alta Pressão (Injeção Direta), gestão do Acelerador Eletrônico e Estratégia de Controle da Detonação, entre outros, dependem do perfeito sincronismo da Correia Dentada, pois, isso permitirá que através dos sensores CKP e CMP (Rotação e Fase, respectivamente), a UCE do Motor posso identificar a Fase dos cilindros.

Detalhes do sincronismo de um motor. Enciclopédia Doutor IE.

Reclamações como perda de potência, consumo de combustível alto, vibração no interior do veículo (em marcha lenta), dificuldade de partida e perda de aceleração, são comuns no dia a dia da oficina quando o motor está fora do ponto mecânico.

Pedro Costa em análise dos parâmetros com o Scanner Fcar Tecnomotor

Para nós técnicos, isso também será identificado através da análise de parâmetros como Pressão do Coletor (MAP), Carga do Motor, Tempo de Injeção e Posição da Borboleta Aceleradora, pois todos estes dados ficarão fora da faixa ideal. Também poderão ser gerados Códigos de Falhas/DTCs relativos a alguns sensores que informam dados como os acima citados, onde o mais comum é o P0016 (Falta de Correlação entre os Sinais do Sensor de Fase/CMP e do Sensor de Rotação do Motor/CKP). Vale salientar que há casos onde não são gerados DTCs.

A leitura do Sensor de Pressão Absoluta/MAP pode denunciar uma falha do sincronismo do motor.
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O procedimento tradicional para a verificação do correto sincronismo do motor envolve a desmontagem de diversos componentes que muitas vezes não tem ligação com o funcionamento do motor, consumindo assim um tempo considerável para a realização de desta tarefa (4 horas ou mais em alguns casos), porém, se o técnico dispõe do Osciloscópio e do conhecimento para realizar a análise do sincronismo através dos sinais dos sensores de fase (CMP) e rotação (CKP), é possível chegar ao diagnóstico preciso em alguns minutos, comparando a imagem capturada no veiculo analisado com uma imagem de referência.

Aferição do ponto com desmontagem da distribuição do motor.

Porém, algumas vezes a imagem capturada no veículo diverge (um pouco) da imagem de referencia, o que pode levar o técnico a erros no diagnóstico.

Imagem do Sincronismo Virtual encontrado no Gol (veja o vídeo). Comando 6 dentes avançado.
Imagem após a correção do sincronismo do motor. CMP alinhado com o Dente 2 do CKP. De acordo com a imagem abaixo está correto ou não? Preparamos a resposta para você no vídeo.
Referência correta presente na Plataforma Doutor IE.
Aula do curso Osciloscópio & Transdutores Automotivos da Carro & Técnica Treinamentos Automotivos

Para te ajudar a ter mais assertividade na realização do diagnóstico avançado do sincronismo do motor com o recurso Sincronismo Virtual, preparamos o vídeo abaixo com o passo a passo do procedimento, que vai fazer toda a diferença no seu diagnóstico.

Peço que compartilhe essa matéria para ajudar mais técnicos automotivos a adquirir recursos e conhecimentos que promovam a realização de diagnósticos rápidos e precisos. Obrigado!

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Paulo Costa
Paulo Henrique de Lima Costa, 51 anos, é reparador automotivo há 27 anos, dos quais 22 como instrutor automotivo. Foi proprietário de oficina mecânica entre os anos de 2002 e 2013. Como instrutor, ministrou treinamentos no Senai/Ctgás em Natal/RN, formou turmas próprias e trabalhou por 4 anos no Centec Cursos. Há 5 anos desenvolve a Carro & Técnica Treinamentos Automotivos, onde oferece treinamentos desde o básico (Curso IDEA) ao avançado (Diagnóstico da Rede de Comunicação, Diagnóstico com Transdutores, Osciloscópio Automotivo, etc) nas versões presencial e EAD/On Line.
http://www.carroetecnica.com.br

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