por Paulo Costa instagram.com/carroetecnica
Na maior parte dos carros atuais, o Motor de Partida (ou Motor de Arranque) é pilotado pelo Módulo do Motor ou Módulo de Carroceria (BCM, BSI, BC, etc.), e esse recurso traz mais segurança e durabilidade para o componente.
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Em veículos mais antigos (e também modelos mais recentes), o comando para o funcionamento do Motor de Arranque é realizado diretamente do Cilindro de Ignição, sendo necessário apenas que o condutor gire a chave de ignição até o final para que a corrente elétrica do saia do Borne 50 do Comutador de Ignição e chegue até a Chave Magnética do Motor de Partida, para que o mesmo entre em funcionamento.
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Nos sistemas que o Motor de Partida é pilotado pela Unidade de Comando do Motor (ou pelo Módulo de Bordo/BCM), o processo de acionamento tem maior complexidade, podendo envolver diversos sinais de entrada e o compartilhamento de informações via Rede CAN.
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Caso o mesmo não esteja entrando em funcionamento, é necessário identificar o módulo que pilota o MP e os componentes envolvidos na liberação do seu funcionamento. UC do Motor, Interruptor de Embreagem ou Freio , Alavanca Seletora do Câmbio Automático, BCM, entre outros, podem ser a causa da falta de funcionamento do Motor de Partida.
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No Estudo de Caso do vídeo abaixo, o Motor de Partida do New Ka 2018 1.0 12V não entrava em funcionamento, o que levou o técnico a julgar que o problema estava ligado ao mesmo.
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Convido você a assistir o vídeo até o final para entender o funcionamento e o passo a passo do diagnóstico.
Assista também: Série Diagnóstico Moderno AQUI
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