por Paulo Costa
O Sistema LE Jetronic da Bosch foi o primeiro sistema de injeção eletrônica a equipar veículos brasileiros, e o primeiro carro a contar com o LE Jetronic foi o Gol Gti no ano de 1989, ou seja, há 24 anos.
Mas não parou por ai. Outras marcas como Fiat, GM e Ford (que à época era parceira da VW com a Joint Venture Autolatina), também utilizaram o LE Jetronic em modelos como Uno 1.6R, Monza EF 500, Monza 2.0, Kadet GSI e Ford Versailles, por exemplo.
O LE-Jetronic é um sistema totalmente analógico e por isso não podem ser utilizados scanners no processo de diagnóstico e com isso, o multímetro, o diagrama elétrico e o conhecimento dos componentes são, para nós técnicos automotivos, as ferramentas disponíveis para diagnosticar falhas no sistema.
Para o controle da ignição, a maioria desses veículos conta com o Sistema de Ignição EZ-K, este sim digital e possuidor de inteligência, e que emite códigos de piscadas para falhas de alguns componentes.
Muitos desses carros raros ainda estão em circulação pelas ruas, com proprietários ávidos por profissionais que conheçam e saibam trabalhar no sistema LE-Jetronic e na Ignição EZK.
Para levar um pouco de conhecimento sobre esse sistema e também trazer à lembrança as raízes da manutenção em sistemas de injeção eletrônica no Brasil, desenvolvemos através de duas Lives um mini curso gratuito sobre os sistemas LE-Jetronic e o EZK, que você pode começar a estudar agora nas duas vídeo aulas abaixo.
Excelente estudo!
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Vídeo Aula 1
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