Por Paulo Costa
Veículo: Renault Sandero 2010
Motor: 1.6 8V
Sistema: Valeo V42
Reclamação: Lâmpada de Injeção Acesa (sem falhas de dirigibilidade)
DTC (Código de Falha): P0130
Particularidades: Sinal ruidoso da Sonda Lambda (semelhante a problemas gerados por falha de combustão). Lâmpada da Injeção acendia, com mais frequência, no momento da partida do motor.
Códigos de Falhas/DTCs referentes a Sonda Lambda podem ser enganosos, e nós precisamos estar atentos a isso no dia a dia da oficina.
A Sonda Lambda necessita de uma temperatura de, aproximadamente, 300° para que a Célula de Nernst possa se tornar condutiva, e assim, gerar o seu sinal adequadamente. Por esse motivo, nós devemos começar o diagnóstico do Sensor de Oxigênio/Sonda Lambda, pelo Resistor de Aquecimento (ou Heater), se certificando do seu valor de resistência, alimentação positiva e sinal de controle PWM (ou aterramento, nos casos de sistemas mais antigos).
No Estudo de Caso que trazemos aqui, uma falha de aplicação da Sonda Lambda gerava o código/DTC P0130 – Falha no Circuito do Sensor de Oxigênio – Sensor 1, Banco I, que remete a uma falha no sinal do sensor, possivelmente causada por Mistura Pobre ou Mistura Rica, falhas no fio do sinal, etc., mas não cita o aquecedor/heater da Sonda Lambda.
Veja o vídeo até o final para saber mais detalhes e entender o passo a passo do diagnóstico.